Programa Saúde na Escola tem início na Zona Rural de São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação, deu início nesta segunda-feira (03) ao Programa Saúde na Escola (PSE). A primeira unidade a receber as atividades foi a E. M. Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, seguida da E. Mz. Paulo Roberto Marinho, em São Mateus. Ao todo, 30 escolas do município participarão da iniciativa.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Luciana Bueno, o trabalho nas unidades escolares foi dividido em dois momentos, com palestras no turno da manhã e da tarde. "Nosso objetivo é conscientizar e educar a criança, fazendo com que ela leve esse conhecimento aos pais e ajude no compromisso e na responsabilidade de manter o ambiente limpo. Estamos distribuindo revistinhas e lição de casa para depois voltarmos e vermos o retorno desse trabalho. Os alunos foram muito participativos e fizeram bastante perguntas", comentou.

Na oportunidade, o guarda de endemias Alexandre Petra visitou todas as turmas das duas escolas, que atendem alunos da Educação Infantil e do Fundamental I. Com metodologia leve e descontraída, o profissional promoveu palestras sobre o combate ao aedes aegypti e esclareceu dúvidas dos estudantes. O primeiro dia de ações do PSE contou ainda com a participação da coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, e dos professores de cada turma.

Diretora da E. M. Quilombola, Ana Rogéria Arruda falou sobre a importância de realizar ações de conscientização com os alunos. "Acredito que começando de baixo nós conseguimos resolver muita coisa. Nossas crianças são multiplicadoras que transmitem tudo o que eles ouvem, falamos que o que eles aprendem na escola tem que ensinar em casa também. Sem dúvidas nossos alunos irão repetir o que aprenderam hoje e cobrar dos pais. Esse tipo de ação é muito importante porque a reeducação ambiental acontece através deles", afirmou.

Tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares, o Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem