A Prolagos está prestes a iniciar uma abrangente série de obras de saneamento na Região dos Lagos, com o objetivo de aprimorar os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto. Os investimentos, que ultrapassam a marca dos milhões, têm previsão de conclusão até o final de 2025 e representam um marco significativo para a região.
Entre os principais investimentos aprovados está a modernização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), que atenderão a todos os municípios sob a concessão da Prolagos. A expectativa é de que todas as unidades de tratamento operem em nível terciário, garantindo uma qualidade ainda maior no tratamento do esgoto.
Em Cabo Frio, a ampliação da ETE localizada na Praia do Siqueira é destaque, com um aumento previsto de cerca de 50% na capacidade média de tratamento. Além disso, outra unidade na região, no bairro Jardim Esperança, será ampliada e modernizada, dobrando sua capacidade de tratamento.
Arraial do Cabo também está incluída nos planos de investimento, com a desativação de ETEs antigas e a implantação de uma nova unidade em área distante dos centros urbanos. A expectativa é de que essa nova estação tenha capacidade 125% maior que a média da estação anterior, absorvendo a demanda da região.
Além das melhorias nas unidades de tratamento, novos trechos do cinturão coletor de esgoto serão implantados no entorno da Laguna Araruama, complementando obras já iniciadas em anos anteriores.
Iguaba Grande receberá uma etapa crucial da blindagem da Laguna Araruama, enquanto outros municípios serão beneficiados com a ampliação da rede de abastecimento de água, garantindo acesso a mais pessoas.
Os investimentos foram aprovados durante uma sessão extraordinária da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), marcando um novo capítulo no saneamento da Região dos Lagos.
"Esses investimentos representam um novo marco no saneamento da Região dos Lagos. São demandas importantes da população que agora se tornam realidade. Ao final deste projeto, teremos um dos sistemas mais modernos de tratamento de esgoto do Rio de Janeiro, servindo como exemplo para todo o estado", afirma o diretor-presidente da Prolagos, Pedro Augusto Freitas.
Postar um comentário