Políticas de segurança pública foram abordadas no Café Comunitário

Hoje (07/01), o Prefeito Cláudio Chumbinho prestigiou o “Café Comunitário” oferecido pelo 25º Batalhão da Polícia Militar, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia. Logo após, seguiu para o gabinete e deixou o vice-prefeito, Iédio Rosa, como seu representante. O evento, que acontece mensalmente, tem como objetivo discutir problemas e soluções na área de Segurança Pública nos sete municípios que compõem a 25ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP). A próxima reunião do Conselho Comunitário de Segurança do município acontecerá nesta quarta-feira (09), às 19h, no auditório da Guarda Municipal, no centro.

O Vice-Prefeito, Iédio Rosa, falou sobre instalação de câmeras e iluminação no município.
foto: Renato Proença
Em seu discurso inicial, o vice-prefeito, Iédio Rosa, falou sobre as medidas iniciais que serão tomadas na área de Segurança Pública no município e deixou claro o interesse em firmar parcerias entre a Prefeitura, Conselho Comunitário e Polícia Militar, a fim de melhorar as ações no setor. “Estamos iniciando os trabalhos na Prefeitura e precisamos cumprir a nossa proposta, que é atender bem a comunidade e zelar pelo nosso município. Como medidas prioritárias, a Prefeitura pretende iluminar os lugares que precisam, isto é, os pontos críticos e colocar câmeras de vigilância em pontos estratégicos do município. Além disso, nós precisamos muito da Polícia Militar e vamos trabalhar em parceria junto à Associação Comercial, ao Conselho e também ao lado do Poder Legislativo para garantir a segurança da população e melhorias no setor”, declarou.

O responsável pela Segurança Pública municipal, coronel João Bosco, reafirmou a intenção do governo em firmar parcerias e ressaltou a necessidade de uma maior participação comunitária. “A participação da Polícia Militar em nossa região é de grande importância, pela competência do Batalhão, do seu comando e dos seus integrantes em coibir a criminalidade. Através da Guarda Municipal, vamos buscar parcerias com a Polícia Militar e com a Polícia Civil, que completam o ciclo, um judiciário e o outro preventivo, para fazer com que a população da Região dos Lagos e, principalmente, de São Pedro da Aldeia tenha uma sensação maior de que a segurança existe. Para isso, peço a todos que não sejam parceiros, mas cúmplices dessa causa. Nós temos à disposição instrumentos importantes como o disque denúncia e os Conselhos, que podem ajudar o trabalho da PM e da Guarda e beneficiar toda a população”, finalizou.

Na ocasião foram discutidos temas como iluminação pública, policiamento ostensivo, patrulhamento, combate às drogas, dúvidas sobre o funcionamento do disque-denúncia, necessidade de instalação de câmeras de vigilância no município, a manutenção e destino da frota municipal de veículos, investimento em cultura e educação como solução para a criminalidade entre os jovens, divulgação de relatórios estatísticos da PM, parcerias com o Poder Público, entre outras problemáticas.

Foram ouvidos o presidente da Associação de Moradores do bairro Balneário São Pedro, José Raimundo Carvalho, a conselheira de segurança de Búzios, professora Vânia Pereira, os membros do CCS de São Pedro, Carmem Biedert e Zózimo Ribeiro, e a presidente do CCS de Iguaba Grande, Carla Freitas. Também estiveram presentes o Procurador Geral do município, Cristiano Cavalcante e o capitão PM Azedias, que mediou o debate.

O evento foi presidido pela subcomandante do 25º Batalhão, major PM Andréia, representando o comandante Gilmar Barros. A major aproveitou para comunicar aos presentes sobre a troca de comando do 25º Batalhão já na próxima semana, além da troca de comando já efetivada da 2ª Companhia. A major apresentou o novo comandante, capitão Alcântara, que assume o posto do então comandante Marcus Vinícius.

Esta é a segunda vez que o CCS de São Pedro da Aldeia participa do Café Comunitário. Antes, as reuniões eram feitas mensalmente na sede do Batalhão. O presidente da entidade, o empresário Valério Figueiredo, comentou sobre a importância da presença do Poder Público e das reuniões. “Por indicação do nosso Conselho, o 25º Batalhão decidiu fazer reuniões itinerantes nos municípios para se discutir os principais problemas das cidades. Foi uma decisão muito importante, pois é uma oportunidade da nossa população poder discutir, participar e debater os problemas da violência na nossa região, principalmente nesta época do ano em que os nossos municípios recebem grande quantidade de visitantes. Hoje tivemos o grato prazer de ter aqui conosco o nosso prefeito eleito, Cláudio Chumbinho. Isso é sinal de que estamos em um bom caminho, já que ao longo de nossas reuniões nós quase não tivemos a presença de representantes do nosso governo. Esperamos que essa união se fortaleça cada vez mais em prol da nossa comunidade aldeense”, declarou o presidente.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem