Ronda irá vistoriar impacto na Laguna Araruama amanhã (08/01)

Será realizado amanhã (08/01), uma ronda na orla da Laguna Araruama, a maior laguna hipersalina do mundo e que banha São Pedro da Aldeia, pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Lagoa e Pesca. O intuito é  produzir um diagnóstico dos impactos que o ecossistema vem sofrendo nos últimos anos. Estarão presentes o prefeito Cláudio Chumbinho, a secretária executiva da Prolagos, Paula Medina, o o secretário executivo do Consórcio Ambiental Lagos São João, Mario Flávio e o representante da sociedade civil, Chico Pescador.

6 canais clandestino liberam esgoto in Natura só nos bairros Vinhateiro (4,5,6) e
Ponta do Ambrósio (1,2,3).

Um problema gravíssimo de lançamento de esgoto denunciado pelo Diário Aldeense na então administração de Carlindo Filho continua a acontecer e deve ser levado em conta pela atual gestão. Na época entramos em contato com a secretaria de Meio Ambiente e não obtivemos resposta. São mais de 5 canais de lançamento de esgoto clandestino na Laguna Araruama só na Zona Leste da cidade, especificamente nos bairros limítrofes do Vinhateiro e Ponta do Ambrósio, ameaçando não só o ecossistema lagunar como também um dos maiores mangues em água salgada do planeta, o Dormitório das Garças no município vizinho de Cabo Frio.

De acordo com a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Adriana Saad, o trabalho será essencial para a identificação dos problemas nas margens da laguna. “Nós faremos uma avaliação ambiental dos impactos que a Laguna Araruama, na jurisdição do município de São Pedro da Aldeia, vem sofrendo em relação ao esgoto, construções irregulares, problemas de lixo, entre outros. Ao final desta vistoria, depois de identificados os problemas, será feito um relatório de planejamento de trabalho, onde vamos pontuar as prioridades de ação e o que deverá ser feito a curto, médio e longo prazo.”, declarou a secretária.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem