Vacinação móvel contra sarampo, doença extremamente contagiosa e perigosa, chega a Arraial do Cabo. Há casos confirmados na Região dos Lagos.



A Secretaria de Saúde fluminense continua rodando o estado para cumprir a meta de vacinar três milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos contra o sarampo. Em Arraial do Cabo, a unidade móvel fica até o dia 6 de março em frente ao Estádio Hermenegildo Barcellos no horário de 8h às 14h. Pessoas com a faixa etária entre 06 meses e 59 anos devem se imunizar. A unidade móvel também estará nesta semana nas cidades de Niterói, São João de Meriti e Rio de Janeiro (Ceasa) receberem os serviços de vacinação móvel.

Somente 400 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo no estado do Rio. A meta da Secretaria de Saúde estadual é  imunizar três milhões de fluminenses. Neste ano já foram confirmados 195 casos de sarampo nos municípios de Armação de Búzios, Barra do Piraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paty do Alferes, Petrópolis , Queimados, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São João de Meriti e Teresópolis. No ano passado, foram registrados 457 casos da doença.

- Não temos nenhum caso de coronavírus confirmado no estado. No entanto, sarampo vem crescendo. Já estamos nos aproximando de 200 casos. Desde agosto, tenho reforçado a importância da vacinação. Estamos pedindo que as pessoas não deixem para depois. A vacinação é o que vai fazer a diferença para conter os números de casos - disse o secretário de saúde do estado, Edmar Santos.

Sobre a doença
O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.

Na prática, o sarampo deixa o corpo humano mais vulnerável a infecções e outras patologias. A doença tem um efeito que apaga partes da memória do sistema imunológico, fazendo com que o corpo deixe de combater doenças que já conhecia. Isso significa que o sarampo faz com que nossos anticorpos simplesmente desapareçam ou deixem de ser eficientes.

Contraindicações
Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos a proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.

Por Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem