São Pedro da Aldeia aguarda novo estoque de vacina contra a gripe


O estoque de vacinas contra a gripe zerou em diversas unidades de Saúde em São Pedro da Aldeia, por isso, amanhã (25/03), não haverá vacinação na maioria dos postos. A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia aguarda o envio do segundo lote de vacinas, disponibilizado pelo Estado, previsto para esta quinta-feira (26), para dar continuidade à imunização. Por causa da grande procura, principalmente no primeiro dia de campanha, a vacinação domiciliar em idosos precisou ser adiada. Contrariando as estatísticas e as vacinações de anos anteriores, somente no primeiro dia foram vacinadas mais de duas mil e setecentas pessoas. O município forneceu ainda doses para a Marinha do Brasil e para a imunização de profissionais de saúde da Unidade de Pronto Atendimento e Pronto-Socorro.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Francislene Casemiro, a grande procura está associada ao medo que as pessoas estão por conta do coronavírus. “É preciso deixar claro para a população que a vacina não imuniza contra o COVID-19. A vacina é contra os vírus mais comuns da gripe. Como a demanda no primeiro dia surpreendeu, vamos fazer a vacinação domiciliar somente após o recebimento do segundo lote de vacinas”, justifica Francislene.  

 O morador do bairro Mossoró, Elson Gago de Oliveira, 64 anos, é exemplo dessa estatística. Ele disse que normalmente se vacina somente no final da campanha, mas dessa vez resolveu ir logo no primeiro dia na esperança de reforçar a sua imunidade.

“Eu vim ao posto no período da manhã, achei que tinha muitas pessoas na fila, voltei para casa e retornei no período da tarde, justamente para ajudar a não ter aglomeração”, revela.

O morador Elson Gago de Oliveira se vacinou no primeiro dia de campanha contra a Gripe.

Confira abaixo os postos que NÃO contam com doses disponíveis:
Fluminense, Botafogo, Porto da Aldeia, Poço Fundo, Centro/Mossoró, Vinhateiro, Baixo Grande, São Mateus, Retiro, Porto do Carro, Ponta do Ambrósio, Flexeira, Campo Redondo, Sala de Vacinas, São João II, Alecrim, Cruz e Praia Linda.

Vacinação domiciliar
A secretária explicou que primeiramente, os profissionais de saúde visitarão os idosos que já são cadastrados no sistema de saúde do município. Depois, a ação irá se estender aos demais idosos. “Haverá vacina para todos. O período de vacinação é longo, portanto, a pessoa não precisa ter pressa para ir ao posto. Como temos também muitos veranistas em nosso município e pessoas que ainda não atualizaram os seus cadastros, dentro de alguns dias disponibilizaremos um formulário no site da prefeitura e um telefone para que as pessoas possam nos indicar o endereço onde tem idosos que podem ser vacinados. Lembramos que a vacina é contraindicada para quem está gripado ou é alérgico a ovo”, reforça a secretária de saúde.

Por Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem