Laguna Araruama é tema de reunião do Conselho de Turismo


Os projetos em prol da recuperação da Laguna Araruama foram temas de destaque da reunião do Conselho de Turismo de São Pedro da Aldeia, realizada na terça-feira (10), na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos. Para abordar o assunto, o Conselho recebeu a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad, que falou sobre as principais ações em andamento. A melhoria da Laguna de Araruama é uma das diretrizes prioritárias previstas no Plano Municipal de Turismo.

O Plano Municipal de Turismo, elaborado coletivamente pelo grupo de trabalho com aconselhamentos do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), tem como foco a balneabilidade da Laguna Araruama, incentivando assim o desenvolvimento de esportes náuticos e atividades de lazer, entre outros atrativos turísticos.

“O Conselho Municipal de Turismo tenta buscar soluções viáveis para que o nosso principal patrimônio natural possa ser melhor aproveitado econômica e socialmente. O Consórcio Lagos São João é a única entidade que consegue agrupar todos os municípios da laguna e nós precisamos ter essa porta de diálogo aberta”, destacou o presidente do Conselho de Turismo, Paulo Jorge dos Santos.

Durante o encontro, a secretária executiva do CILSJ, Adriana Saad, compartilhou informações sobre a situação atual da laguna, as condições de balneabilidade e as ações previstas, entre elas as obras de dragagem, já licenciadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a importância da finalização do cinturão de proteção contra o despejo de esgoto na Laguna e o balizamento do canal do Itajuru, nos trechos entre Cabo Frio e São Pedro da Aldeia, para demarcação e melhoria da navegabilidade.

“O Consórcio está totalmente relacionado com as questões ambientais da região e o Comitê de Bacias também tem o foco do turismo sustentável, então a minha contribuição é no sentido de fazer a interlocução e integrar os projetos do Consórcio e do Conselho”, afirmou Adriana.

A reunião contou com a participação do secretário adjunto de Turismo, Luiz Carlos Rocha, e de membros governamentais, não-governamentais e da sociedade civil que compõem o Conselho, entre eles representantes da Associação Comercial, Turística, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa), da Associação dos Artesãos e das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Comunicação, Meio Ambiente e Esportes e Lazer.

As reuniões do Conselho Municipal de Turismo acontecem todas as segundas terças-feiras de cada mês e são abertas ao público.

Por Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem