Área de Preservação Permanente em São Pedro da Aldeia recebeu plantio de 3 mil mudas em reflorestamento



Como parte do processo de licenciamento ambiental, uma área de preservação permanente no bairro Pau Rachado, zona rural de São Pedro da Aldeia, está recebendo ações de reflorestamento. A iniciativa é resultado de um projeto de parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, e a Agrisa (Agro Indústria São João S.A.), empresa produtora de etanol na Região dos Lagos, responsável por executar o plantio das espécies florestais. Até o momento, mais de três mil mudas de árvores nativas já foram plantadas, recuperando dois hectares de área degradada. O trabalho em parceria deve chegar, ainda, a outras propriedades produtoras de cana-de-açúcar da Agrisa, que também estão em fase de licenciamento no município.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto, além de atender os requisitos legais, o trabalho de reflorestamento evidencia o comprometimento interinstitucional em prol do meio ambiente. “O que nos compete, enquanto órgão licenciador, é estarmos implantando as faixas marginais de proteção, as FMPs, preservando os nossos corpos hídricos, e inserindo também um corredor ecológico para preservar a biodiversidade, a fauna e a flora local. Essa é a nossa proposta e a Agrisa sempre esteve bastante atuante neste projeto conosco. A nossa missão é fomentar esse trabalho e estamos aqui para unir as nossas forças: eles apoiam com as equipes e alguns insumos e a Prefeitura vai viabilizar o fornecimento de novas mudas, nesse momento via convênio com o Inea, para a gente avançar com as ações”, destacou o secretário.

Iniciado em dezembro de 2019, o projeto de reflorestamento visa promover o desenvolvimento sustentável e a viabilidade da atividade econômica da agroindústria, aliados à preservação dos recursos naturais. Entre as espécies nativas já plantadas estão copaíba, mulungu-do-litoral, saboeiro e angico vermelho, produzidas em um viveiro de mudas, na própria unidade da Agrisa. O trabalho de plantio deve se estender até o final do ano.

“Sempre foi prioridade para a Agrisa o cuidado com o Meio Ambiente. Desde o preparo de solo, plantio e tratos culturais, todas as recomendações agronômicas são seguidas criteriosamente de maneira que a preservação do Meio Ambiente seja cumprida. Esse é um dos principais compromissos da Unidade”, destacou o engenheiro da Agrisa, Ralph Albertassi, líder da Unidade.

O projeto conta com o suporte técnico e acompanhamento de profissionais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, entre eles a engenheira florestal e a fiscal de Meio Ambiente da Sealps, Laíz Estefane e Daiana Cabral, respectivamente. Também compõem o grupo de trabalho a analista ambiental e o líder agrícola da Agrisa, Stephani Brunetti e Carlos Henrique Laureano Rodrigues.

Na última semana, o grupo fez uma visita à área para acompanhar a evolução das mudas. “A ideia é replicar esse trabalho nas outras propriedades da Agrisa, ao todo são dez. A gente acredita que, abrangendo todas as unidades, vamos atingir em torno de 50 mil árvores, aproximadamente, trazendo inúmeros benefícios para o município”, finalizou o secretário Luciano.

Por Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem