Secretaria de Saúde promove ações, incluindo exames, em prol do Outubro Rosa em São Pedro da Aldeia


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma programação especial voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama, em adesão ao movimento mundial do Outubro Rosa. As ações envolvem a realização de exames citopatológico do colo do útero e mamografias, rodas de conversa nas Unidades de Saúde, caminhada e mobilização na Praça Agenor Santos, no Centro, além de um evento de encerramento na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA).

Secretária de Saúde, Francislene Casemiro falou sobre a iniciativa. “É muito importante sensibilizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Apesar de outubro ser preconizado como o mês oficial de mobilização, as medidas de prevenção devem acontecer durante todo o ano, com a realização de exames preventivos e a mamografia. A conscientização é uma das ferramentas mais importantes nessa luta e, pensando nisso, preparamos essa programação especial”, disse.

Para a primeira semana de outubro, a Secretaria de Saúde iniciou um levantamento do quadro de servidoras do município para a realização de exames. As mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos receberão encaminhamento para mamografia, enquanto as servidoras de 24 a 64 anos serão agendadas para o exame citopatológico do colo do útero. No dia 22 de outubro, a mobilização chegará à Praça Agenor Santos, a Praça da Igreja Matriz, no Centro. O evento vai promover a realização de testes rápidos, roda de conversa, distribuição de material educativo e solicitação de exames de mamografia/citopatológico, além da tradicional caminhada em prol do Outubro Rosa.

As Unidades de Saúde também irão promover salas de espera com roda de conversa sobre temas relacionados à prevenção do câncer de mama, além das coletas de exames de preventivo e solicitações de mamografias com agenda extra. Encerrando as ações relativas ao mês de conscientização, o PAISMCA sediará um café da manhã, com roda de conversa e solicitação de exames de mamografia/citopatológico no dia 31 de outubro. O evento está marcado para as 9h.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem