Alunos da Escola Municipal do Vinhateiro realizaram caminhada ecológica em alusão ao aniversário do Parque Natural da Mata Atlântica Aldeense



Cerca de 30 alunos do 6º ano da Escola Municipal do Vinhateiro realizaram uma caminhada ecológica no Morro São Francisco, que faz parte do núcleo D do Parque Natural da Mata Atlântica Aldeense. A atividade foi realizada em alusão ao aniversário de criação da unidade de conservação ambiental.

O objetivo da atividade, segundo a Secretaria de Ambiente, Lagoa, Pesca e Saneamento, foi conscientizar as crianças sobre a existência e importância do Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense. Durante a ação foram apresentadas as características da unidade, flora e fauna, além da visita aos montes Celeste e das Oliveiras, localizados no bairro Vinhateiro, Zona Leste de São Pedro da Aldeia.

“Fizemos uma conscientização no local e abordamos a necessidade de preservação. Discutimos com os alunos os conflitos ambientais existentes nos bairros, passamos por assuntos como descarte irregular de lixo, caça ilegal, desmatamento e outros assuntos. Essa atividade foi pensada para celebrar o aniversário de criação do Parque Natural da Mata Atlântica Aldeense, uma importante unidade de conservação da nossa cidade”, disse Daiana, uma das organizadoras da ação.

Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense
O Parque Natural Municipal da Mata Atlântica Aldeense foi criado em 13 de setembro de 2013 pelo Decreto Municipal nº 116/2013, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação. A área da unidade de conservação passou por redelimitação por meio da Lei municipal nº 2623/2015.

O PNMMAA está localizado a quatro quilômetros do centro de São Pedro da Aldeia, possui 240 hectares e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica remanescentes no Estado do Rio de Janeiro. O Parque abrange áreas da zona leste e norte do município de São Pedro da Aldeia e possui importante valor histórico, cultural e socioeconômico na cidade.

Créditos ao Diário Aldeense

Postar um comentário

0 Comentários