Programa Saúde na Escola chega a escolas dos bairros Cruz e Alecrim


A E. M. Vidal de Negreiros, no bairro Alecrim, e a E. M. Barnabé Mariano de Souza, na Cruz, receberam nesta semana as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). A Prefeitura de São Pedro da Aldeia promoveu palestras sobre o combate ao aedes aegypti com os alunos das unidades escolares. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Saúde com o apoio da Secretaria de Educação.

Coordenadora do Programa Saúde na Escola, Luciana Bueno, explicou o cronograma de ações. “Vamos encerrar as ações relacionadas ao aedes aegypti na próxima semana, quando concluiremos as 30 escolas propostas, e já daremos início ao trabalho sobre acidentes domésticos e drogas, com as psicólogas do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Paralelo a isso, estaremos promovendo as ações de saúde bucal”, disse.

As palestras abordaram questões relacionadas ao ciclo de vida do mosquito aedes aegypti, os vírus transmitidos por ele, os sintomas de cada doença e os cuidados necessários para evitar a proliferação do inseto, além de esclarecerem eventuais dúvidas dos estudantes. O conteúdo foi ministrado pelo guarda de endemias Alexandre Petra. A coordenadora de Saúde Preventiva da SEMED, Maria Regina Silveira, também acompanhou as atividades.

Diretora da E. M. Barnabé Mariano de Souza há 11 anos, Maria da Glória Mattos enfatizou a importância das informações transmitidas pelo PSE. “As palestras foram muito interessantes, nossos alunos gostaram bastante. É muito bom que eles tenham esse conhecimento, a iniciativa informa como as crianças podem se proteger do mosquito e, sabendo disso, elas passam para a família os cuidados necessários dentro de casa”, comentou.

O PSE já visitou escolas dos bairros Botafogo, São Mateus, São João, Colina, Ponta do Ambrósio, Jardim Primavera, Baixo Grande, Morro do Milagre, Vinhateiro, Sapiatiba, Poço Fundo, Porto da Aldeia e Cruz. Durante os encontros, os estudantes recebem cartilhas e checklist temática.

O Programa Saúde na Escola foi instituído em 2007 como uma política intersetorial da Saúde e Educação voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos, tendo como base a integração e articulação entre a rede básica de Saúde e unidades escolares. O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos alunos por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem