Eleições 2018: Tire suas Dúvidas sobre o dia da votação

Neste domingo, entre 8h e 17h, ocorrem o primeiro turno das eleições 2018. São Pedro da Aldeia e mais 6 cidades da região receberão forças federais, autorizadas pelo TSE, para reforçar a segurança e a ordem nessas eleições. Para ajudar os nossos leitores, o Diário Aldeense preparou diversos tópicos de esclarecimento de dúvidas sobre o dia da votação.

Quais documentos levar
É obrigatório o eleitor levar o documento de identificação para votar.  Entre os documentos válidos estão a carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação (CNH) e até o certificado de reservista. O título de eleitor, embora não obrigatório, é importante para localizar sua zona eleitoral, inclusive pode ser o virtual, pelo aplicativo oficial no celular, o e-título.

Situação do título eleitoral
Caso o eleitor desejar consultar a situação dos eu título eleitoral, pode acessar o site do TSE e realizar uma consulta de forma gratuita. Muitos ficam na dúvida se seu título foi ou não cancelado e está é uma forma simples e rápida de constatar a situação.

Como sei onde voto
A Justiça Eleitoral por meio dos Tribunais Regionais disponibiliza um telefone gratuito para que o eleitor possa fazer consultas sobre o título ou local de votação, por exemplo. Esse canal de chama Disque-Eleitor e atende por meio do 0800-647-3888. Já no site Portal Eleitor 2018 também é possível acessar esses dados.

Qual a ordem de votação e como votar
Este ano, a ordem de votação mudou e será a seguinte: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Ao todo serão seis votos, isso porque este ano será preciso votar em dois candidatos ao Senado. Para ambientar o cidadão e otimizar o exercício do voto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou uma ferramenta, online e gratuita, onde é possível simular o voto. Aconselha-se levar um papel com a cola, ou seja, uma anotação dos números dos candidatos que você escolheu.

Quem são os candidatos e cargos
Você, eleitor, será responsável por ajudar a eleger o novo presidente, o novo governador, além de ajudar a renovar o Congresso Nacional votando duas vezes para senador e uma para deputado federal. Você também irá ajudar a renovar a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) votando para um candidato a deputado estadual. Na página do DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível conferir o nome de todos os candidatos e os partidos, além de detalhes como a declaração de patrimônio e outras eleições já disputadas pelos políticos.

O que pode e o que não pode
No dia da eleição, 7 de outubro, algumas condutas passam a ser proibidas pela Justiça Eleitoral. Além das restrições que valem para o entorno das zonas eleitorais, também existem algumas regras que devem ser cumpridas nas seções eleitorais, como, por exemplo, a proibição do uso de celulares e máquinas fotográficas na cabine de votação. Lembre-se, você pode levar o e-título mas o celular ficará com o mesário até a conclusão do voto. Outro fato que este ano difere das demais eleições é a venda de bebidas alcoólicas, que antes costumava ser vedado entre 6h e 18h, mas que este ano será permitido.

Créditos ao Diário Aldeense


Postar um comentário

0 Comentários