Cadastro do 1º defeso da Laguna Araruama começou nesta segunda-feira (08/07)

foto: Pierre Sampaio
Mais de 30 profissionais da pesca compareceram nesta segunda-feira (08/07) para dar entrada no seguro defeso. O cadastramento foi realizado na sede da Secretaria do Ambiente de São Pedro da Aldeia. De acordo com a secretária do Ambiente, Adriana Saad, o cadastro se faz necessário devido ao defeso de todas as espécies da Laguna Araruama, que se iniciará em 1º de agosto e durará até 30 de outubro.

Para dar entrada no benefício, os pescadores devem comparecer até o fim desse mês na sede da secretaria, no bairro Ponta da Areia, de 8h ás 14h, portando carteira de identidade, CPF, comprovante do PIS, comprovante do Número de Identificação do Trabalhador (NIT), comprovante do Cadastro Específico do INSS (CEI), comprovante de quitação do INSS e comprovante de residência.

Esta é a primeira vez que ocorre o defeso na Laguna Araruama e que durará de 1 de agosto e 31 de outubro. O pescador flagrado desrespeitando o defeso vai ser notificado e pode ainda ter o material, a embarcação e o registro profissional apreendidos. Sem o registro, o pescador perde também o benefício.

O defeso é de extrema importância para perpetuação das espécies de peixe pois é nesse período que ocorre a procriação e sem esse tempo, no futuro, a escassez de pescado seria alarmante incluindo extinção de algumas espécies que não conseguiriam se multiplicar tão rápido quanto os pescadores os tirariam da natureza.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem