Primeiro defeso da história da Laguna Araruama começa em agosto.

O Ministro da Pesca e Agricultura, Marcelo Crivella, oficializou  nesta sexta-feira (03/05) em visita ao município de Araruama o período de defeso na Laguna Araruama que acontecerá entre 1 de agosto e 31 de outubro deste ano na maior laguna hipersalina do planeta possuidora de um índice de salinidade que gira em torno de 52%. Esta é a primeira vez que o defeso será adotado na laguna.

Durante o tempo em que os quase 2 mil pescadores da região ficarem impossibilitados de exercer a profissão, eles vão receber o Seguro Defeso, que corresponde a um salário mínimo mensal. Serão cerca de R$ 1,2 milhão injetados na economia dos municípios ao redor da lagoa, segundo o Ministério da Pesca e Aquicultura. A medida abrange os municípios de São Pedro da Aldeia, Araruama, Iguaba Grande, Arraial do Cabo e Cabo Frio.

Ainda em Araruama, o ministro assinou o termo de cooperação técnica com pescadores dos municípios de São Pedro da Aldeia e Armação de Búzios para regularizar a documentação dos profissionais.

O pescador flagrado desrespeitando o defeso vai ser notificado e pode ainda ter o material, a embarcação e o registro profissional apreendidos. Sem o registro, o pescador perde também o benefício.

O defeso é de extrema importância para perpetuação das espécies de peixe pois é nesse período que ocorre a procriação e sem esse tempo, no futuro, a escassez de pescado seria alarmante incluindo extinção de algumas espécies que não conseguiriam se multiplicar tão rápido quanto os pescadores os tirariam da natureza.

Créditos ao Diário Aldeense

Postar um comentário

0 Comentários