Casa da Flor, tombada pelo Iphan, começa a ser restaurada.

Casa da Flor
Patrimônio Histórico de São Pedro da Aldeia e do Brasil, a Casa da Flor, localizada no bairro Vinhateiro, Zona Leste da cidade, vai passar por reformas. O patrimônio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e estava se deteriorando nos últimos anos.

O reforço na estrutura já começou, mas o restauro só deve ser realizado no segundo semestre deste ano. O local apresentava muitas rachaduras, por causa da movimentação do solo, e existe até risco de desabamento. Mesmo assim, o espaço continua aberto à visitação.

A prefeitura do município fez o escoramento do prédio, depois que o Ministério Público entrou com uma ação, em setembro de 2012, solicitando que fosse realizado um serviço emergencial no espaço. Depois da ação do MP, o governo do estado liberou R$ 250 mil para as obras de reformas, que serão realizadas numa parceira entre Instituto Casa da Flor, a prefeitura de São Pedro da Aldeia, o a Superintendência de Museus do Estado, o Inepac e Iphan.

Além da reforma, será necessário fazer o sistema de escoamento de água da chuva para estabilizar o solo que comporta a casa, já que o terreno é muito inclinado. Uma sala de recepção para visitantes, segundo o município, também deverá ser providenciada.

A casa foi construída há 101 anos por Gabriel Joaquim dos Santos, conhecido em toda região por, "Seu Gabriel", que juntou cacos de vidro e resto de obras para sua construção. Atualmente Valdevir dos Santos, sobrinho-neto de Gabriel, é o responsável pela manutenção do espaço.

Créditos ao G1

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem