UTILIDADE PÚBLICA: Bebê aldeense de 9 meses precisa de transplante de medula óssea

A vida de uma criança de apenas 9 meses está nas mãos de um possível doador. Após receber um pedido de ajuda, o Diário Aldeense vem por meio dessa notícia cumprir seu papel social. O jovem aldeense Ícaro Felix está internado no Hospital Instituto Fernando Figueira na cidade do Rio de Janeiro e precisa de um doador de medula óssea em caráter urgente.

O bebê está com imunodeficiência primária, uma doença que é uma desordem no organismo, onde o sistema imune está incompleto ou não funcional, podendo ser causadas por defeito genético o que deixa a saúde muito mais suscetível às infecções.

Os que desejam ajudar essa criança, basta entrar em contato com o e-mail doacoesicaro@gmail.com ou pelos telefones (22) 2621-1340 / (22) 9770-2777 / (22) 9217-8407 e falar com Ionéia (Néia).

Para doar é necessário ter entre 18 e 55 anos de idade e estar em bom estado geral de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante). O processo consiste na retirada por sua veia uma pequena quantidade de sangue (5ml) e preenchida uma ficha com informações pessoais. Seu sangue será tipificado por exame de histocompatibilidade (HLA), que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante. Seu tipo de HLA será incluído no cadastro.

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que precisam de transplante de medula óssea constantemente. Se você for compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários. Se a compatibilidade for confirmada, você será consultado para confirmar que deseja realizar a doação. Seu atual estado de saúde será avaliado.

A doação é um procedimento que se faz em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação por um mínimo de 24 horas. Nos primeiros três dias após a doação pode haver desconforto localizado, de leve a moderado, que pode ser amenizado com o uso de analgésicos e medidas simples. Normalmente, os doadores retornam às suas atividades habituais depois da primeira semana.Maiores dúvidas sobre o transplante de médula óssea acesse o site do INCA: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem