Escritora Roseana Murray sofre ataque de pitbulls em Saquarema e estado é grave


Na manhã desta sexta-feira, a renomada escritora e poetisa Roseana Murray, de 73 anos, foi vítima de um ataque por três cachorros da raça pitbull enquanto fazia sua caminhada no bairro Gravatá, em Saquarema. O incidente resultou em graves ferimentos na cabeça e nos braços da vítima, que foi prontamente socorrida pelo Corpo de Bombeiros, acionados às 6h13, e transferida para o Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, com o auxílio de um helicóptero da corporação.

De acordo com o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), a vítima, que deu entrada na unidade às 8h34, perdeu um dos braços e uma das orelhas por conta da gravidade das mordidas. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), a condição de Roseana Murray já foi classificada como grave ao chegar na unidade de saúde, onde recebeu atendimento de especialistas em neurocirurgia, cirurgia geral, ortopedia e cirurgia bucomaxilofacial antes de ser encaminhada para o centro cirúrgico.A unidade de saúde também informou que o braço esquerdo foi reconstruído, assim como o lábio.

Ainda de acordo com dados do Hospital Estadual Alberto Torres, nas últimas três semanas 8 crianças e 2 idosos deram entrada na unidade atacados por cachorros.

Segundo o G1, uma amiga de Roseana afirma que, durante o ataque, ela foi arrastada por pelo menos 5 metros e teve parte de um dos braços arrancados por conta das mordidas. Imagens feitas por moradores logo após o ataque, mostram que a poetisa ficou com várias marcas de mordidas pelo corpo.

"Eu fui acordada pelos gritos de uma vizinha pedindo ajuda, porque a Roseane estava sendo atacada pelos cachorros. Eram três animais de uma casa que foi invadida há algum tempo. Quando eu vi, eles tinham arrastado ela e estavam comendo o braço", contou ao G1 a comerciante Sandra Noleto, amiga de Murray desde 2005.

O tutor dos cachorros foi levado pela Polícia Militar para a 124ª DP (Saquarema), onde o caso foi registrado, prestou depoimento e foi liberado em seguida. O incidente está sendo investigando como  crimes de maus-tratos a animais, lesão corporal culposa e omissão na cautela de animais. Os cães foram levados para um lar temporário após ser feita a perícia no lugar do ataque, requisitada pela polícia


Roseana Murray, nascida em 1950 no Rio de Janeiro, é reconhecida por sua vasta contribuição à literatura infantojuvenil, com aproximadamente 100 livros publicados.

Lei estadual
Este incidente destaca questões relativas ao cumprimento da Lei Estadual 4.597, em vigor desde 2005, que exige o uso de guia e enforcador apropriado para cães considerados ferozes, incluindo pitbulls, filas, dobermans e rottweilers, quando em espaços públicos.


Atualizado às 23h30 do dia 05/04 para incluir informações sobre a cirurgia.

Comentários

أحدث أقدم