Temporal previsto para estado do Rio pode atingir ventos de 100 km/h e ter 50mm por hora. Cidades decretam ponto facultativo para esta sexta (22)

Foto: Christopher Albuquerque Júnior / Facebook

O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ) emitiu um aviso de chuvas fortes para esta quinta-feira (21) em todo estado, e alerta que a previsão é de que os temporais possam atingir o nível "muito forte" na sexta-feira (22).


A intensidade da chuva pode fazer com que os acumulados superem os 200 milímetros em 24 horas, volume que pode causar grandes transtornos à mobilidade, quedas de energia, enchentes e deslizamentos, informa o centro.


Para se ter uma ideia do que essa quantidade significa, é preciso comparar que cada milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado de área em uma localidade. Portanto, 200 milímetros em 24 horas são 200 litros de água de chuva caindo em cada quadrado de uma localidade no intervalo de apenas um dia.


A chegada de uma frente fria deve causar índices pluviométricos de que cheguem a 49,9 milímetros por hora já nas próximas horas, e ultrapassando os 50 milímetros por hora na madrugada de sexta. O temporal deve ser acompanhado de raios e rajadas de ventos moderados a fortes.


O governo do estado anunciou nesta manhã que vai dobrar o efetivo de militares de serviço no Corpo de Bombeiros já a partir desta quinta-feira (21), nas áreas onde há maior probabilidade de inundações, alagamentos, deslizamentos e desabamentos: as regiões Serrana, Sul, Norte/Noroeste e Baixada Fluminense.


"Nessas localidades, os comandantes vão ficar aquartelados, de prontidão junto com a tropa, para pronta resposta a possíveis ocorrências". 


Alerta de perigo 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado na quarta-feira para uma situação de grande perigo no estado do Rio de Janeiro e arredores na próxima sexta-feira.


O alerta do Inmet se prolonga até o domingo (24) e prevê  chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, além de ventos superiores a 100 km/h.


O instituto orienta a população a desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia durante a enxurrada, além de colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Além disso, é preciso procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre.


Temporal começa hoje

O serviço municipal de meteorologia da capital fluminense, Alerta Rio, vê um risco muito alto de o temporal atingir a cidade do Rio. Segundo o Alerta Rio, a previsão de temporal começa às 18h de hoje (21) e vai até 12h de domingo (24).


A cidade do Rio de Janeiro deve ser afetada por chuva forte e rajadas de vento de até 76 km/h, e o acumulado de chuva também pode passar de 200 milímetros em 24 horas.


Cidades Decretam Ponto Facultativo e tomam medidas

A Prefeitura de Búzios decretou nesta quinta-feira (21) Ponto Facultativo nas escolas da rede municipal nesta sexta-feira (22), seguindo a orientação do Governo do Estado do Rio de Janeiro, devido a previsão de chuva. Em caso de emergência, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone: (22) 2350-6008.

A Prefeitura de Cabo Frio também decretou ponto facultativo para sexta-feira (22) em todas as repartições públicas e nas escolas da rede municipal, seguindo a orientação do Governo do Estado. O Governo municipal ressalta que ficam mantidos os serviços essenciais, tais como atendimento médico de urgência nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), no Hospital Central de Emergência (HCE) e nas demais unidades de saúde de imprescindível funcionamento, limpeza urbana e as atividades a cargo da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Segurança, referentes à Guarda Civil Municipal, Guarda Marítima e Ambiental e Defesa Civil, que vão funcionar em sistema de prontidão. Em Cabo Frio, em caso de emergência, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelos telefones: 2647-0199 ou 199.

Já a Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que, devido à previsão de chuvas intensas a partir desta sexta-feira (22/03), o Transporte para Tratamento Fora do Município (TFD) cancelou as viagens marcadas nesta data, exceto para pacientes em tratamento de diálise que fazem o procedimento em cidades vizinhas. Segundo o executivo aldeense, a decisão ocorre após o decreto de ponto facultativo do Governador do Estado. Ainda de acordo com a Prefeitura, a medida da Secretaria Municipal de Saúde visa garantir a segurança de pacientes e servidores que estariam em trânsito durante todo o dia.


A Prefeitura de Arraial do Cabo também decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (22) a partir das 12h.Os serviços essenciais permanecem em funcionamento normal e estarão disponíveis em caso de emergência. Em caso de necessidade, entre em contato com a Defesa Civil da cidade pelo WhatsApp no número 22 98123-1182.


A Prefeita de Saquarema decretou, nesta sexta-feira, 22/03, Ponto Facultativo nas repartições e unidades públicas municipais a partir das 12h00min do dia 22 de março de 2024 (sexta-feira), exceto para os serviços considerados essenciais, e determina regime de prontidão à Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.


Marinha do Brasil emite alerta

A Marinha emitiu alerta para toda a faixa litorânea de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre a noite desta quinta-feira (21) e a madrugada de domingo (24). Há possibilidade de ressaca marítima e ondas de até 3 metros de altura desde o norte de Santos (SP) ao sul de Arraial do Cabo (RJ), entre a tarde de sexta-feira (22) a domingo (24).


Por Redação D.A. com informações da Agência Brasil

Atualizado 22/03 às 11h23 para incluir Ponto Facultativo de Arraial do Cabo

Atualizado 22/03 às 17h para incluir Ponto Facultativo de Saquarema

Comentários

أحدث أقدم