Semana Santa: confira a programação nas cidades da Região dos Lagos


À medida que a Semana Santa, que vai do dia 24 de março (Domingo de Ramos) até dia 31 de março (Domingo de Páscoa), se aproxima, as cidades da Região dos Lagos preparam uma programação diversificada para receber turistas e moradores. Com uma série de eventos culturais, religiosos e recreativos, a região promete ser um destino cheio de atividades para todas as idades. Desde procissões tradicionais até encontro de motociclistas, há opções para todos os gostos Confira a programação:


Araruama

A 8ª edição do Feirão do Peixe da Semana Santa acontecerá durante os dias 27 e 30 de março, das 07h às 12h nas nas seguintes unidades: Rancho dos Pescadores, Porto da Pontinha, Porto de Iguabinha e Colônia dos Pescadores Z-28. Os moradores e turistas poderão comprar peixes fresquinhos, como as espécies  Carapeba, Corvina, Tainha e Perumbeba. Segundo o governo municipal, O projeto tem o objetivo de estimular a pesca local durante a Semana Santa, quando o consumo de pescado aumenta significativamente no país, tendo em vista que se trata de uma tradição.


Arraial do Cabo

Com mais de 100 opções de pratos à base de frutos do mar, o Festival da Lula 2024 será realizado na Orla da Praia Grande durante a Semana Santa, de 28 a 31 de março. Segundo a Prefeitura Municipal, os pratos estarão disponíveis por um valor fixo de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) cada. No dia 28, o evento terá início às 18h e seguirá até às 00h. Nos dias 29 e 30, as atividades começam às 13h e se estendem até às 00h. Já no domingo, dia 31, a programação terá início às 13h e encerrará um pouco mais cedo, às 23h. Este ano o Festival da Lula será organizado e produzido em parceria pela Associação de Pescadores de Arraial do Cabo (APAC) e pela Prefeitura de Arraial do Cabo, por meio das Secretarias de Turismo; Governo & Eventos.


Já no dia 29 de março, às 19h, moradores e turistas poderão testemunhar, em Arraial do Cabo, a emocionante encenação da Paixão de Cristo. A 28ª encenação será realizada em frente a Igreja N. Sra. dos Remédios, perto da Praça do Cova, uma realização da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora dos Remédios, através da Pastoral de Artes Sacras, com apoio da Prefeitura. 


Búzios

A Paróquia de Sant'Anna e Santa Rita de Cássia realizarão os eventos religiosos para marcar a semana santa. Na terça-feira santa (26), às 19h, ocorre a Santa Missa na Matriz, seguida de meditação do Ofício das Trevas. No dia 27, às 19h, Santa MIssa na Matriz, seguida de Meidtação das Sete Dores de Nossa Senhora. No dia 28 se dá início ao Tríduo Pascal às 19h com Santa Missa da Ceia do Senhor na Igreja Matriz, seguida de Vigília Eucarística. No dia 29, sexta-feira santa, 15h ocorre a ação litúrgica e às 19h, a via Sacra na Orla Bardot (saindo da Praça Santos Dumont). No dia 30 ocorre a vigília pascal às 19h e no dia 31 ocorrem santas missas às 8h na Capela de São José, às 10h na Matriz de Santa Rita e na Igreja de Sant'Anna, às 18h na Capela de Santo Antônio e às 20h na Matriz de Santa Rita.


Cabo Frio

O 2º distrito de Cabo Frio recebe o 6º Tamoios Moto Show, com entrada gratuita, entre quinta-feira (28) e domingo (31), no distrito de Tamoios. Segundo a organização do evento, realizado pela Associaçãod e Motociclistas de Tamoios, o evento terá 15 bandas de rock, além de camping gratuito e café da manhã para motociclistas.


A Paróquia de Nossa Senhora da Assumpção divulgou o seu calendário religioso: De sábado (23) até o dia 31, haverá missas todos os dias. No domingo (24), às 8h, tem a tradicional procissão de ramos; na segunda (25), procissão solene da Via Sacra às 19h; na terça (26), também às 19h, procissão das Sete Dores de Nossa Senhora com concentração próximo ao terminal de passeio de barcos, no bairro São Bento; na quarta (29) tem procissão do Fogaréu (19h); na sexta (29) tem procissão do Encontro (9h) e procissão do Senhor Morto (17h); no sábado (30) acontece a procissão do Cristo Ressuscitado  (19h), e no domingo (31) missa de Páscoa às 10h, 18h e 20h.


São Pedro da Aldeia

O Mercado Municipal João da Hora, o Mercado do Peixe de São Pedro da Aldeia, funcionará com horário especial durante o feriado da Semana Santa. O espaço irá ampliar o atendimento ao público a partir desta segunda-feira (25/03) e até o sábado (30/03), funcionando das 7h às 17h. O mercado fica localizado na Rua 12 de Outubro, no bairro Estação. Após esse período, o expediente voltará ao horário normal, das 7h às 15h. 


A paróquia de São Pedro da Aldeia também liberou a programação. Dia 28 se dará início ao Tríduo Pascal com santa missa às 18h30 na Matriz Nova. Dia 29, sexta-feira da Paixão, terá ação litúrgica na Matriz Nova às 15h30 e às 17h30 ocorre a procissão com a imagem do Senhor Morto saindo da Matriz Nova em direção à Matriz Histórica. No Dia 30, às 18h30, a Matriz Nova recebe a vigília Pascal e no dia 31, às 8h e 9h30, haverá missa na Matriz Nova e às 18h30, santa missa na Matriz Histórica.


Saquarema

Acontecerá, na Praia de Itaúna, o Volleyball World Beach Pro Tour, entre os dias 28 e 31 de março. Durante esses dias, os espectadores poderão testemunhar a habilidade e a técnica dos melhores jogadores de vôlei de praia do mundo em ação, em uma competição que atrai a atenção de fãs de esportes. Já entre os dias 03 e 07 de abril, os amantes do vôlei poderão conferir mais uma etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia. O evento promete reunir os principais nomes do vôlei de praia nacional em uma competição repleta de jogos eletrizantes e momentos de pura adrenalina.


Comentários

أحدث أقدم