Porto do Carro, Fluminense, Campo Redondo e Vinhateiro são os bairros de São Pedro da Aldeia com mais casos de dengue


A Secretaria Municipal de Saúde de São Pedro da Aldeia, divulgou nesta sexta-feira (22) o Boletim Epidemiológico das Arboviroses. Até o momento, não há registros de zika e chikungunya no município. 


Os bairros Porto do Carro, Fluminense, Campo Redondo e Vinhateiro registraram o maior número de notificações até o momento. As informações são divulgadas a partir dos dados coletados pelo setor de Vigilância em Saúde. 


Segundo dados oficiais, desde o início de 2024, o município registra 198 casos confirmados de dengue com uma internação e 684 casos negativados. Nenhum óbito foi registrado.


Denúncias sobre focos do mosquito podem ser encaminhadas para o e-mail vigilanciaemsaudespa@gmail.com. Ao surgirem os sintomas, é fundamental que os moradores busquem atendimento médico. Pacientes com suspeita de contaminação podem se dirigir à unidade de saúde mais próxima de sua residência ou ao Pronto-socorro Municipal.


Sintomas

Dengue: febre alta, entre 39° e 40°C, repentina e que costuma durar entre 2 e 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira no corpo. Também pode ocorrer perda de peso, náuseas e vômitos.


Chikungunya: febre súbita, que pode ser alta, porém menor que no caso de Dengue; dores musculares, nas articulações, na cabeça e erupção na pele. Os sintomas seguem por 3 a 10 dias.


Zika: o sintoma principal é a erupção na pele, com coceira, febre baixa, os olhos ficam vermelhos, sem secreção ou coceira. Também ocorre dor nas articulações, nos músculos e de cabeça. Os sintomas costumam desaparecer após 3 a 7 dias.


Por Redação D.A.

Comentários

أحدث أقدم