Módulos Integrados de Segurança são instalados em pontos estratégicos de Saquarema

Foto: Ascom PMS

Pontos estratégicos da cidade de Saquarema receberam a implantação de sete Módulos Integrados de Segurança. Os módulos, que funcionarão em pontos estratégicos, auxiliarão no policiamento e proporcionarão mais segurança para a população. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, 


O projeto contempla a instalação dessas unidades de segurança nos bairros Jaconé (uma na Rua 47 e outra na rotatória da Rua 96); Estrada do Tingui; Entrada de Vilatur; Estrada de Latino Melo; Raia (próximo à Escola Municipal Margarida Rosa de Amorim); e Itaúna (trecho Bandeira Azul). Cada módulo objetiva a realização de cerco policial, principalmente em ocorrências de roubo ou furto de veículos. Nessas unidades, os policiais também atuarão integrados às demais forças de segurança do município, como a Guarda Civil Municipal, Fiscalização de Posturas, Defesa Civil, Salvamar e Agentes de Trânsito.


“O objetivo dessa expansão é que, após monitoramento e estudo, vimos o crescente número de roubo de veículos na cidade, tendo como rota de fuga as vias no sentido Maricá. Diante disso, também estamos estabelecendo integração com o sistema de videomonitoramento da cidade de Maricá, para trocarmos informações, alcançarmos maior êxito nas resoluções de crimes e proporcionar maior sensação de segurança à população. Além das rondas e patrulhamentos que já realizamos constantemente, os moradores terão essas unidades fixas de segurança para apoio em diversas ocorrências”, afirmou o Secretário Municipal de Segurança e Ordem Pública, Evanildo Andrade.

Os Módulos Integrados de Segurança, estruturas construídas em contêineres climatizados, operam 24 horas por dia, sete dias por semana. Estas unidades estão interligadas diretamente com as viaturas, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública e o Centro Integrado de Operações e Controle, inaugurado há dois anos, responsável pelo monitoramento das 260 câmeras nas principais vias da cidade, além de outras instaladas em escolas e prédios públicos. Os módulos contam com 46 policiais militares em serviço, através do Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS Saquarema).


Lançado em fevereiro de 2020 pela Prefeitura de Saquarema, o PROEIS tem apresentado resultados positivos desde o seu início. O programa permite à Prefeitura contratar policiais em seus dias de folga para trabalhar no município, possibilitando o emprego de até 50 agentes diariamente no reforço da segurança. Além dos policiais militares, o PROEIS Saquarema inclui rondas e patrulhas realizadas por viaturas e motocicletas. A gestão operacional do programa na cidade é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública.

Comentários

أحدث أقدم