Tamoios, em Cabo Frio, terá dia de atendimento aos idosos


A população idosa do distrito de Tamoios, em Cabo Frio, recebeu, nesta segunda-feira (26), uma ação social promovida pela Prefeitura. As atividades aconteceram das 9h às 15h no bairro Centro Hípico. Ao todo, equipes da Secretaria da Melhor Idade e da Coordenadoria da Melhor Idade do distrito realizaram mais de 140 atendimentos, entre eles 50 aferições de pressão e glicose, 11 orientações jurídicas, três atendimentos com psicólogo, 18 cadastros de cartão de estacionamento, 30 orientações gerais entre outros. 


A Secretaria da Melhor Idade também contou com o apoio do projeto social “Tá na Régua”, que mobilizou quatro profissionais para a realização de cortes gratuitos de barba e cabelo, contabilizando 24 atendimentos entre idosos e crianças que acompanhavam os avós. Para elas também teve recreação com pula-pula e pintura de rosto. 


Segundo a secretária da Melhor Idade, Delamar Sant’Anna, este é o terceiro atendimento itinerante da Secretaria realizado este ano. A última intervenção foi no bairro Manoel Corrêa, no dia 16 de julho. A abertura das ações aconteceu em 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, realizada na Praça Porto Rocha com a realização de mais de 160 atendimentos.  


“A ideia é levarmos mensalmente aos bairros mais vulneráveis do município os atendimentos da Secretaria. E aqui em Tamoios pretendemos vir todos os meses para, desta forma, atendermos a população dos dois distritos de forma paritária”, contou Delamar. 


A coordenadora-geral da pasta em Tamoios, Kátia Rodrigues, destacou a importância de ações como essas na comunidade tamoiense. 


“É muito importante estarmos próximos da população, principalmente dos idosos, que têm mais dificuldade de se locomover, para ir aos Postos de Saúde, por exemplo. Nesta ação atendemos duas senhoras que estavam com uma taxa altíssima no teste glicêmico. Imediatamente levamos até a UPA de Tamoios, onde foram rapidamente atendidas. Também tivemos a oportunidade de receber um grupo que veio nos solicitar espaço para atividades físicas, o que já estamos providenciando”, revelou Kátia. 


A coordenadora da Melhor Idade em Tamoios também informou que a ação contou com apoio de oito voluntários auxiliando nas atividades, nove servidores da Secretaria da Melhor Idade, quatro técnicas de enfermagem, duas delas cedidas pela Secretaria de Saúde, e dois agentes controladores de trânsito cedidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Os comerciantes locais também colaboraram com o apoio na estrutura e alimentação.  


O dia também foi marcado pela cultura, com uma apresentação de dança de salão do professor Ribamar Almeida com a dançarina Célia Reis, que também contribuíram com o equipamento de som. O evento aconteceu na calçada da Casa de Rações Beira Rio, da empresária Cristiane Mello, que também colaborou com a ação. 


“É um prazer imenso poder contribuir. Eu resido há 25 anos aqui. Cabo Frio cresceu muito, e Tamoios também. Precisamos nos unir mais: os empresários, a população e o poder público. O que mais importa é o crescimento com dignidade para todos. A responsabilidade de uma cidade melhor não é apenas do governo, mas de todos nós”, declarou a empresária.


Por Ascom PMCF

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem