Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid-19 por indício de falha de gestão de governos locais


Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, conforme apurou a Folha de São Paulo. Os dados constam nos registros oficiais do Ministério da Saúde. 


Até dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros, entre eles os municípios de Araruama, São Pedro da Aldeia e Saquarema.


Na Região dos Lagos, segundo o levantamento da Folha de São Paulo, a campeã no uso de vacinas vencidas foi Saquarema, com aplicação de 12 doses, seguida por São Pedro da Aldeia com 3 doses e Araruama com 2 doses. No cenário nacional, a campeã foi a cidade de Maringá com 3536 doses aplicadas fora da data de validade.


A Prefeitura de Maringá lançou nota negando que tenha aplicado doses fora da validade. O secretário de Saúde do município, Marcelo Puzzi, alegou demora do ConectSus em receber e validar os dados enviados.


“O lançamento no Sistema Conect SUS está diferente do dia da aplicação da dose. Isso porque, no começo da vacinação, a transferência de dados demorava a chegar no Ministério da Saúde, levando até dois meses. Portanto, os lotes elencados são do início da vacinação e foram aplicados antes da data do vencimento. Concluindo, não houve vacinação de doses vencidas em Maringá e sim erro no sistema do SUS.” - Marcelo Puzzi, secretário da Saúde de Maringá


Outras 114 mil doses da vacina AstraZeneca que foram distribuídas a estados e municípios dentro do prazo de validade já expiraram. Não há certeza se essas doses foram descartadas ou se continuam sendo aplicadas sem o controle devido pelos estados e municípios.


Todos os imunizantes expirados integram oito lotes da AstraZeneca importados ou adquiridos por consórcio. Um deles passou da validade no dia 29 de março. O que venceu há menos tempo estava válido até 4 de junho.


O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes da AstraZeneca após a data de validade deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.


Confira os lotes vencidos:


Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-9, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose adminitrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.


Ainda seguindo o Plano, cada indivíduo vacinado seja identificado com o lote da imunização recebida, o produtor da vacina e a dose aplicada. Isso é feito justamente para acompanhamento do Ministério da Saúde e eventual identificação de erros vacinais.

A Folha de São Paulo cruzou as duas bases - Data SUS e Sage - a partir do número do lote das vacinas. Foram consideradas todas as imunizações do país contra o Covid-19 até 19 de junho. O levantamento mostrou que 25.935 doses de oito lotes da AstraZeneca foram aplicadas fora da validade. Metade desses lotes veio do Instituo Serum, da Índia, e a outra metade da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).


O Ministério da Saúde, em nota emitida para a Folha de São Paulo, informou "que acompanha rigorosamente todos os prazos de validade das vacinas Covid-19 recebidas e distribuídas" e que "as doses entregues para as centrais estaduais devem ser imediatamente enviadas aos municípios pelas gestões estaduais. Cabe aos gestores locais do SUS o armazenamento correto, acompanhamento da validade dos frascos e aplicação das doses, seguindo à risca as orientações do Ministério."


A AstraZeneca e a Pfizer possuem validade de até 6 meses. A Janssen, com validade original definida em três meses, agora pode ficar armazenada por até quatro meses e meio. A Coronavac tem duração de um ano —o primeiro lote dessa vacina utilizado no Brasil venceria somente em novembro.


Por Diário Aldeense

Atualizado às 15h51 do dia 02/07/2021 para inclusão de nota da Prefeitura de Maringá

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem