Investimentos em saneamento vão levar mais água para Arraial do Cabo


Conhecida por suas belezas naturais e águas cristalinas, Arraial do Cabo irá receber R$ 73,8 milhões em obras de saneamento nos próximos cinco anos, que levarão mais qualidade de vida e saúde para a população da cidade. O planejamento da Prolagos, empresa da Aegea Saneamento, irá impactar, principalmente, os distritos cabistas com a chegada da rede de distribuição de água em Pernambuca, Caiçara, Sabiá, e construção da rede coletora de esgoto em parte de Monte Alto e Figueira.


Para atender cerca de 12 mil pessoas em Pernambuca, Caiçara, Sabiá e Rua Esperança, em Monte Alto, a concessionária irá implantar aproximadamente 105 km de rede de abastecimento até 2024. Como estes locais estão em um dos pontos mais distantes de onde é feita a captação e tratamento da água, em São Vicente de Paulo, distrito de Araruama, esta inciativa só poderá se transformar em realidade em função dos investimentos realizados pela Prolagos nos últimos anos, como a implantação de adutora (tubulação de grande porte para transporte de água) e a instalação de estações de bombeamentos ao longo do trajeto, o que ajuda a impulsionar o abastecimento para locais mais altos e afastados.


Para ampliar a oferta de água para os cabistas e turistas que procuram o “Caribe brasileiro” durante a alta temporada, também está prevista a construção de uma nova adutora com 8,5 km de extensão e a aquisição de dois reservatórios de água com capacidade estimada de 7,5 milhões de litros, pertencente à massa falida da Álcalis. Nos últimos anos, para integrar toda estrutura de reservação da Prolagos já existente, as unidades foram alugadas durante o verão como forma de minimizar os impactos provocados pelo consumo elevado.


Além da expansão do abastecimento, o plano também prevê melhorias no sistema de esgotamento sanitário do município. A proposta para os próximos anos é a adoção do modelo separador absoluto com a construção, por etapas, da rede coletora de esgoto para atender a 50% da população, em até cinco anos. Serão assentadas 28,4 km de redes separativas nos bairros Centro, Praia dos Anjos, Prainha, Vila Industrial, contribuindo com a preservação da Praia do Pontal, e parte de Monte Alto e Figueira. Em complemento, serão instaladas 5 estações elevatórias, unidades que pressurização o esgoto e ajudam a levá-lo até a estação de tratamento, e 1,9 km de rede para bombeamento.


As futuras ações foram apresentadas pelo diretor-presidente da concessionária, Pedro Freitas, nesta semana, para o secretário de Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, representantes da prefeitura, e aos membros do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), em reunião em São Pedro da Aldeia, com o objetivo de discutir as metas contratuais para o próximo quinquênio.


Por Ascom Prolagos

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem