Araruama vai oferecer um novo lar a moradores em situação de rua do município


“Das ruas para o sítio. Do sítio para uma nova vida”. Essa é a proposta de um projeto pioneiro lançado pela Prefeitura de Araruama e que deverá dar uma nova oportunidade de ressocialização a muitos moradores em situação de rua do município. 


O objetivo é oferecer um lar a essas pessoas, com toda a infraestrutura para que elas mesmas ganhem autonomia e possam se manter. 


Nessa terça-feira, 20, a prefeita Livia de Chiquinho, formalizou a desapropriação administrativa de um sítio, por meio de escritura pública, onde o projeto vai funcionar.


As pessoas resgatadas das ruas que desejarem por livre e espontânea vontade vão poder morar nesse espaço, onde elas vão ter o acompanhamento de equipes de psicólogos e assistentes sociais. Também vão aprender a trabalhar a agricultura familiar, com o plantio na roça, além de aulas de artesanato.


Uma das propostas é que essas pessoas se tornem produtores de mel , temperos e pimentas , como por exemplo:  malagueta e biquinho.  Assim, elas vão vender tudo o que produzirem em uma loja, que será construída em frente ao sítio. Dessa forma, o projeto também gera trabalho e renda.


A ideia é que com o tempo esses cidadãos consigam se autossustentar a partir do que eles produzirem no sítio, ou seja, pela força do próprio trabalho; o que vai trazer mais dignidade e autonomia.


A próxima etapa cabe agora a uma equipe da Secretaria de Obras, que elabora um projeto para iniciar.


Por Ascom PMA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem