Cabo Frio encerra processo admissional do Programa Cidadão em Construção


A Prefeitura de Cabo Frio encerrou nesta quarta-feira (30) a última etapa do processo admissional dos 100 jovens selecionados no Programa Cidadão em Construção. Eles serão oficialmente empossados no próximo dia 9 de julho, às 9h, em solenidade na Praça Tiradentes, em frente ao prédio do governo municipal. 


Para isso, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), responsável pelo processo de contratação e capacitação dos jovens, convocou os selecionados para entrega dos documentos pendentes e realização do exame admissional com um médico do trabalho disponibilizado pela empresa.  


A ação aconteceu nas dependências da faculdade Ferlagos. Para evitar aglomerações e respeitar os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19, o atendimento foi dividido em dois turnos, com utilização de quatro salas. De manhã compareceram ao local 50 meninos e meninas do primeiro distrito de Cabo Frio, e no turno da tarde foi a vez dos 50 jovens de Tamoios. Todos compareceram acompanhados dos pais, como Priscielly dos Santos, de 17 anos.


"Eu tenho dois irmãos menores e estou desempregada. Nunca tive um emprego formal na verdade, este será o meu primeiro. Estou achando maravilhosa esta oportunidade, pois terei uma renda e experiência comprovada de trabalho para colocar no meu currículo", declarou entusiasmada a jovem que tem o sonho de ser psicóloga.  


Curso de Capacitação

Segundo o supervisor regional do CIEE, Humberto Lima, a próxima etapa será a posse oficial, no próximo dia 9, na sede da Prefeitura. Logo depois os jovens iniciam um curso de capacitação a partir do dia 12 de julho. Os 100 selecionados participarão de 36 encontros onde serão preparados para o trabalho nos órgãos do governo municipal. 


“Durante este período, os jovens terão aulas de matemática básica, língua portuguesa, aula mundo com temas da atualidade que serão discutidos, além de noções de serviços bancários e informações importantes como noções de vestimenta e comportamento no ambiente corporativo”, explicou. 


Na ocasião, a secretária da Criança e do Adolescente, Betânia Batista, responsável pela coordenação do Programa, assinou os formulários de encaminhamento dos jovens para os órgãos públicos que irão trabalhar.


“Se lágrimas pudessem ser redigidas, elas seriam a minha fala. Hoje é um dia de muita emoção. Em ocasiões anteriores eu falei de esperança. Mas neste momento, na assinatura deste encaminhamento, a esperança já se tornou realidade para essas crianças, que com o amadurecimento e experiência que ganharão após o Programa, já serão jovens adultos capacitados para o mercado de trabalho", lembrou Betânia, emocionada.   


O Programa

O Programa Cidadão em Construção é uma promessa de campanha do prefeito José Bonifácio de proporcionar aos jovens do município a oportunidade do primeiro emprego. As inscrições aconteceram no mês de abril. Ao todo, 515 candidatos concorreram a 100 vagas.  


Entre os critérios de seleção estavam a obrigatoriedade dos jovens estarem cursando o ensino regular ou terem concluído o Ensino Médio, e pertencerem a famílias de baixa renda cadastradas em um dos Centros de Referência e Assistência Social do Município ou demais programas sociais de transferência de renda.


Por Ascom PMCF

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem