São Pedro da Aldeia atrasa vacinação e permanece com aplicação somente da segunda dose mesmo com chegada de novas doses


São Pedro da Aldeia, um dos municípios que tinha a campanha de imunização mais avançada da Região dos Lagos, segue com aplicação somente da segunda dose para idosos de 66 anos ou mais. A previsão inicial é que o cronograma seja cumprido até a próxima quarta-feira (14). Sete postos de saúde irão disponibilizar os imunizantes, das 8 às 15h. O município de Cabo Frio, que estava bem atrás, irá ultrapassar São Pedro da Aldeia na segunda-feira (12) imunizando idosos de 65 anos.


O calendário inicialmente divulgado pelo governo municipal previa imunizar idosos de 66 anos ou mais na segunda-feira (05/04) e fechar a sexta-feira (09/04) com a imunização de idosos de 64 anos. Contudo, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia suspendeu a vacinação da primeira dose no dia 06/04 por falta de doses. Segundo o governo municipal, a distribuição segue as diretrizes estaduais de vacinação. 


Nesta sexta-feira (9), o município recebeu 2.640 novas doses da vacina. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda a nota técnica estadual para determinar se os imunizantes serão destinados para a primeira ou segunda aplicação da vacina e o público-alvo. 


O governo do Estado do Rio anunciou o calendário único de vacinação contra a Covid-19 no dia 30/03 e informou que o calendário único servirá como norte para os municípios para que todos possam acompanhar as fases de imunização. As cidades que já estão adiantadas em relação à vacinação do primeiro grupo previsto no calendário único poderiam dar prosseguimento aos seus calendários. Entretanto, as secretarias municipais de Saúde deverão seguir os grupos previstos na 1ª fase de imunização, conforme preconizado no Plano Nacional.


Sobre os questionamentos feitos pelo Diário Aldeense em relação ao município vizinho, Cabo Frio, ter ultrapassado a cidade, sobre a suspensão da vacinação que alcançaria idosos de 64 anos na última sexta-feira (09) para manter somente a aplicação da segunda dose em idosos de 66 anos ou mais e sobre o calendário estadual de imunização, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia emitiu a seguinte nota:


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia esclarece que não há atraso na aplicação de vacinas contra a Covid-19 na cidade. Seguindo as determinações estaduais e garantindo a cobertura vacinal do município, a Secretaria Municipal de Saúde destinou as doses de vacina disponíveis para aplicação da segunda dose (D2). A previsão é que essa destinação exclusiva siga até a próxima quarta-feira (14). Informações sobre o quantitativo de doses recebidas e aplicadas são atualizadas diariamente na plataforma do vacinômetro (https://pmspa.rj.gov.br/vacinometro/). Mais detalhamento sobre a nova destinação de vacinas pode ser conferida em https://pmspa.rj.gov.br/covid-19-entenda-quem-deve-receber-a-segunda-dose-d2-da-vacina-e-quais-os-procedimentos/. 


Vacinação de segunda dose para idosos de 66 anos ou mais

Confira os postos de vacinação que aplicarão a segunda dose:

  • UBS Fluminense: Rua Rezende, n° 54 – Bairro Fluminense;
  • Esf Baixo Grande: Rua Antônio Soares dos Santos, s/n – Baixo Grande;
  • UBS Centro/Mossoró: Rua Ramiro Antunes, s/n – Mossoró;
  • Esf Bairro São João II: Rua Marechal Juarez Távora, n° 168;
  • Esf Porto do Carro: Estrada do Alecrim, n° 388 – Porto do Carro;
  • UBS Rua do Fogo: Rua Jairo Azevedo, s/n – Rua do Fogo;
  • UBS Estação: Rua Joaquim Rodrigues Milagres, n° 52 – Estação.


Para receber a vacina, o público precisa apresentar comprovante do recebimento da primeira dose (D1), documentação pessoal com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que foram vacinados de forma domiciliar e desejam receber a segunda dose da vacina pelas equipes em domicílio, devem fazer o agendamento também nas unidades de saúde relacionadas.


Os idosos que receberam a primeira vacina (D1) em casa e desejam receber a segunda dose também em domicílio, devem fazer o agendamento nas unidades de saúde listadas acima.


Por Diário Aldeense

*Atualizado às 17h33 do dia 12/04/2021 para inclusão da resposta da Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia em relação aos questionamentos realizados pelo Diário Aldeense.



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem