Prefeitura aldeense solicita medidas administrativas para caso de abandono de trabalho registrado no Centro de Triagem da Covid-19


A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou nesta sexta-feira (2) que solicitou medidas administrativas à Organização Social (OS), que administra o Pronto-Socorro Municipal e o Centro de Triagem da Covid-19, a fim de averiguar o abandono do local de trabalho no final de plantão de um médico na unidade de tratamento do coronavírus, antes da devida substituição por outro profissional. 


A ocasião, gravada por moradores, mostra pacientes aguardando por atendimento com a saída do profissional. O prefeito, Fábio do Pastel, esteve no local nesta quinta-feira (1º) para fiscalizar de perto os serviços efetuados na unidade, além de ouvir as demandas da população e analisar possíveis melhorias para o espaço. Devido ao aumento da demanda, o município está providenciando a ampliação do atendimento para 24h, que envolve a estruturação de uma nova equipe médica e de enfermagem para o turno.


A administração municipal, bem como a Secretaria Municipal de Saúde, entende que o médico não deveria deixar de prestar o atendimento à população sem que houvesse outro profissional para rendê-lo. Nesse caso, o fim do plantão só poderia ser concluído com a chegada de um outro médico, mesmo que substituto apresentasse atrasos. Logo, a prefeitura destaca que é veemente contra a este tipo de conduta e não compactua com o ocorrido desta semana. A prioridade será sempre o acolhimento adequado e a qualidade nos serviços prestados aos aldeenses.


A administração municipal ressalta que o Centro de Triagem recebe pacientes até as 20h. Após esse horário, apenas as demandas internas e os atendimentos já em andamento são efetuados no local. Os moradores que buscam atendimentos após às 20h são assistidos no Pronto-Socorro Municipal, onde todos os procedimentos necessários são realizados.


Além do Centro de Triagem, São Pedro da Aldeia presta atendimentos aos casos suspeitos de Covid-19 em seis postos de saúde. São realizados testes, consultas e administração de medicação entre 9h e 13h. Ao procurar as unidades, os pacientes serão avaliados por equipe técnica, realizarão o teste rápido ou swab, conforme orientação da equipe, e passarão por conduta médica, para a indicação ou não do tratamento. Confira as unidades:

  • Esf Vinhateiro – Travessa Antônio de Araújo Mendonça, s/n, Vinhateiro;
  • Esf Bairro São João I – Rua São Jorge, s/n;
  • Esf Campo Redondo – Rua Luiza Terra, s/n, Campo Redondo;
  • Esf Alecrim – Estrada do Alecrim, n° 80, Parque Arruda;
  • Esf São Mateus – Rua Manuel Antônio Júnior, s/n, São Mateus;
  • UBS Balneário – Rua São Jorge, s/n, Balneário.

Por Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem