Saúde estima 592 milhões de doses de vacinas contra covid-19, suficiente para imunizar todo o Brasil e mais 6 países


O Ministério da Saúde estimou que o Brasil pode chegar a 592,9 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19 até janeiro de 2022. Esse número seria o suficiente para imunizar 315 milhões de brasileiros. Segundo o IBGE, o Brasil possui cerca de 210 milhões de pessoas, sendo 160 milhões acima de 18 anos. Ou seja, a quantidade de doses seria suficiente para vacinar totalmente (adultos e crianças) os brasileiros, argentinos, uruguaios, paraguaios, chilenos, bolivianos, equatorianos e ainda sobrariam doses para imunizar quase 6 milhões de pessoas.


O total, segundo o Ministério, é uma soma de lotes em três estágios diferentes:

  • Doses acertadas de vacinas já contratadas = 412,9 milhões
  • 'Compra futura' de vacinas já contratadas = 140 milhões
  • Vacinas 'em tratativas' = 40 milhões

Em pronunciamento nesta quarta (03), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello ,disse que 138 milhões de doses das vacinas contra Covid-19 dos laboratórios Pfizer e Janssen devem chegar entre maio de dezembro deste ano.

"Tratamos com a Pfizer e a Johnson & Johnson para que tenhamos, a partir de maio próximo, mais 138 milhões de doses de vacinas para imunizar nossa população utilizando o Programa Nacional de Imunização", disse Pazuello.

Outras 5,7 milhões de doses da vacina de Oxford e da AstraZeneca devem estar disponíveis sendo 3,8 milhões de doses produzidas no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras 2,9 milhões a serem enviadas pelo Covax Facility, o consórcio da Organização Mundial da Saúde (OMS) em poucos meses.

Ainda são aguardadas  8 milhões de doses da Covaxin, vacina do laboratório indiano Bharat Biotech apesar da Anvisa ainda não ter autorizado uso emergencial no país, pré-requisito para que seja distribuída e aplicada no Brasil.

Um outro pico pode ser registrado entre outubro e dezembro deste ano, caso o governo conclua as "compras futuras" estimadas, de mais 110 milhões de doses da vacina de Oxford e 30 milhões de doses da Coronavac, que seriam adquiridas também em produção local.

Governo ainda negocia compra de 10 milhões de doses da vacina russa Sputnik V e 30 milhões da Promega, vacina da farmacêutica americana Moderna.


Por Diário Aldeense



Comentários

أحدث أقدم