São Pedro da Aldeia aplica mais de 1.500 doses no primeiro dia de vacinação em idosos de 67 anos ou mais


A imunização contra a Covid-19 segue em São Pedro da Aldeia durante o período de recesso. Nesta segunda-feira (29), início do “superferiado” na cidade, foi iniciada a vacinação em idosos com 67 anos ou mais com a aplicação de 1.520 doses contra à doença. A vacinação destinada a este público-alvo segue até a quinta-feira (1°) em nove postos de saúde. 


São Pedro da Aldeia é uma das cidades que mais avança no calendário de imunização em idosos, por idade, na Baixada Litorânea. A estimativa é que 9% da população já tenha recebido o imunizante, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde.


A ferramenta ‘vacinômetro’, divulgada nas redes oficiais da prefeitura, contabiliza a aplicação de mais de 12 mil vacinas, entre primeira e segunda dose, no município. Desse total, 7.788 são idosos. Dos idosos vacinados, 745 já estão com a imunização completa com o recebimento, também, da segunda dose da vacina.


No recorte entre os dias 20 e 29 deste mês, 4.432 doses foram aplicadas. Segundo os dados, 1766 profissionais da saúde foram vacinados e 1757 já receberam a segunda dose do imunizante. Entre idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais institucionalizados, foram imunizadas 148 pessoas. A administração pública destaca que também foram vacinados 8 quilombolas e 2 indígenas. 


Onde receber a vacina


A vacinação em idosos com 67 anos ou mais vai até a quinta-feira (1° de abril), sem interferências por conta do superferiadão. O público-alvo deve procurar os nove postos de saúde que disponibilizam as doses entre 8h e 15h. 


É necessário que os moradores sigam as recomendações sanitárias no ato do procedimento, como o uso de máscara e higienização das mãos. 


Confira os postos de vacinação:

  • UBS Centro/Mossoró: Rua Ramiro Antunes, s/n – Mossoró;
  • UBS Fluminense: Rua Rezende, n° 54 – Bairro Fluminense;
  • Esf Porto do Carro: Estrada do Alecrim, n° 388 – Porto do Carro;
  • Esf Baixo Grande: Rua Antônio Soares dos Santos, s/n – Baixo Grande;
  • Esf Bairro São João II: Rua Marechal Juarez Távora, n° 168;
  • Esf Praia Linda: Rua Nicolas Peregrino dos Santos, n° 66 ou Estrada de Ferro, n° 66 – Praia Linda;
  • UBS Estação: Rua Joaquim Rodrigues Milagres, n° 52 – Estação;
  • UBS Rua do Fogo: Rua Jairo Azevedo, s/n – Rua do Fogo; 
  • Esf Flexeira: Rua da Adutora, s/n – Flexeira.


A prefeitura destaca que cada frasco da vacina contém dez imunizantes. Para evitar desperdício das doses, apenas será permitida a abertura de novos frascos até as 14h. Após esse horário, novas doses só serão disponibilizadas se houver espera de dez pessoas aptas para receber a imunização.


Para receber a vacina, o idoso precisa apresentar documentação pessoal com foto, Cartão do SUS e comprovante de residência. Aqueles que receberam a primeira dose da vacina CoronaVac e estiverem dentro do prazo de 14 e 28 dias após a aplicação, devem procurar as unidades de saúde listadas acima para aplicação da segunda dose, necessária para a imunização completa da doença. 


Aqueles que foram vacinados de forma domiciliar e desejam receber a segunda dose da vacina pelas equipes em domicílio, devem fazer o agendamento também nas unidades de saúde relacionadas. Quem foi vacinado pela Oxford/AstraZeneca tem prazo de até 90 dias para aplicação da segunda dose.


Por Ascom PMSPA

Comentários

أحدث أقدم