TRE-RJ indefere candidatura do prefeito mais votado de Cabo Frio


Ao concluir o julgamento do recurso, na sessão plenária desta segunda-feira (30), o Colegiado do TRE-RJ reformou a decisão de primeira instância e indeferiu, por unanimidade, a candidatura de José Bonifácio (PDT) à Prefeitura de Cabo Frio, na Região dos Lagos, pela coligação "Juntos por um Novo Amanhã" (PDT / PT / CIDADANIA / PSB / PC do B / PODE / REDE / PV / AVANTE). De acordo com a Corte, Bonifácio encontra-se inelegível devido à rejeição das contas relativas à gestão do Fundo Municipal de Saúde de Arraial do Cabo no exercício de 2003. Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.


"O déficit no resultado financeiro do exercício, no expressivo valor de R$ 1.769.001,81, constitui falha de natureza grave (...), caracterizando a prática, em tese, dos atos dolosos de improbidade administrativa previstos no art. 10, X e XI, da Lei 8.429/92", redigiu o relator do processo, desembargador eleitoral Paulo César Vieira de Carvalho. O magistrado frisou, ainda, que a corresponsabilidade de José Bonifácio pela irregularidade havia sido “expressamente reconhecida pelo TCE-RJ, órgão competente para julgar as contas em tela".


Nas eleições do último dia 15, José Bonifácio (PDT) recebeu 44.947 votos e foi o candidato mais votado para o cargo de prefeito do município de Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense. Ele saiu vitorioso das urnas eletrônicas com o equivalente a 44,75% do total de votos válidos. Caso Bonifácio recorra ao TSE, ele somente poderá ser proclamado eleito e diplomado se a decisão de indeferimento vier a ser revertida pelos ministros daquela Corte Superior. Mantido o indeferimento, poderá haver novas eleições para a Prefeitura no município.


"Quero tranquilizar a todos com relação às recentes notícias da Justiça Eleitoral. Comecei minha vida pública como vereador. Por duas vezes exerci o mandato de prefeito. De lá até hoje, ocupei diversas funções públicas, uma delas foi de secretário de saúde de Arraial do Cabo no ano de 2003, nos meses de novembro e dezembro, por apenas 45 dias. Os técnicos do Tribunal de Contas, ao analisar os exercícios, atribuíram a mim a responsabilidade de todo o exercício de 2003. Este assunto voltou à tona nesta eleição. Em Cabo Frio, onde nasci há 75 anos, o Poder Judiciário local aprovou o registro da minha candidatura que foi consagrada por quase 50% da população. Hoje, o TRE aprovou o pedido de impugnação do meu adversário. Nossos advogados irão recorrer. Fiquem tranquilos, estou trabalhando intensamente na transição do governo. Confiamos na Justiça e sei que Deus está nos abençoando", disse Bonifácio.


Com informações do TRE-RJ

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem