Prefeitura de Búzios sinaliza área de encalhe da baleia Jubarte na praia de Geribá



Com o objetivo de orientar e alertar banhistas sobre o encalhe de uma baleia da espécie Jubarte, ocorrido no último dia 31, na praia de Geribá, a Secretaria de Meio Ambiente de Búzios promoveu a sinalização do local. A área foi cercada e uma placa informativa foi instalada para alertar os que passam pela praia.


Medindo 11 metros de comprimento e pesando entre 25 e 30 toneladas, o animal, trazido pelas correntes marinhas, chegou à praia de Geribá em adiantado estado de decomposição e não pode ser removido, sendo enterrado em profundidade segura.


A Prefeitura de Búzios ainda informou que monitora o local e solicita aos banhistas que mantenham distância da área cercada.



Criação de Protocolo para casos de encalhe

Em parceria com a Fiocruz, o Instituto Estadual do Ambiente, a USP, UERJ e o Ministério Público Estadual, a Prefeitura de Búzios elabora um protocolo especial a ser aplicado em caso de encalhe de baleia na orla do município. Somente este ano, onze baleias mortas apareceram no mar de Búzios, sendo que três desses animais encalharam nas praias de Geribá e da Brava, e no Mangue de Pedras.


Por Diário Aldeense


Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem