Inea promove oficinas de reciclagem para guias do Parque Costa do Sol

Unidade de conservação do Parque Estadual da Costa do Sol em Arraial do Cabo. Foto: Divulgação

Guias e condutores do Parque Estadual da Costa do Sol serão o alvo das oficinas de reciclagem do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) desta quarta a sexta-feira (5 a 7/11). O curso faz parte do recadastramento dos guias e condutores de visitantes da área de proteção ambiental, localizada na Região dos Lagos, que se credenciaram junto ao órgão ambiental em 2016 e 2018.


O Inea informou que as inscrições para a oficina, que será realizada via internet, vão até dia esta terça-feira (03/11) no link: https://bit.ly/3o4IYRz. As aulas contarão com diversos temas, entre eles o detalhamento do plano de manejo e visitação da unidade de conservação, das regras de reabertura das unidades de conservação estaduais, bem como noções de impacto ambiental.


Os candidatos selecionados pelo Inea passaram por capacitações teórica e prática que somaram 130 horas/aula, tornando-se aptos a conduzir visitantes em atrativos e trilhas das unidades de conservação estaduais. O processo seletivo deu prioridade a moradores de comunidades próximas às unidades, levando em conta também critérios socioeconômicos, como hipossuficiência de renda.


O Inea cirou o Programa Estadual de Guias de Turismo e Condutores de Visitantes em 2016 com o objetivo de  promover uma experiência mais segura e de qualidade para os visitantes das áreas protegidas estaduais, assim como fomentar a economia local nas oito unidades de conservação estaduais.


Parque Estadual da Costa do Sol

Criado em 2011, o Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) abrange parte dos diversos municípios da chamada Região dos Lagos: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia. Sua área é composta por 43 fragmentos, totalizando 9.841 hectares.


A configuração única desta unidade de conservação foi assim distribuída com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica e ecossistemas associados dessa região de baixadas litorâneas (restingas, mangues, lagoas, brejos, lagunas), possibilitando a recuperação das áreas já degradadas. Conheça o Mapa Interativo do Parque.


por Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem