Cerca de 3 toneladas de panfletos são retirados das ruas de Cabo Frio


O domingo (15) foi de muito trabalho para as equipes da Comsercaf (Companhia de Serviços de Cabo Frio). Com as eleições municipais, alguns candidatos espalharam milhares panfletos pelas ruas da cidade. Cerca de 3 toneladas de “santinhos” foram recolhidas, o dobro de resíduos coletados em um dia comum. O material recolhido foi enviado para o Aterro Sanitário Dois Arcos, em São Pedro da Aldeia.


O trabalho foi realizado em dois turnos: às 6h e às 15h, com o auxílio de vassouras e sopradores, mas à medida que a varrição avançava, mais panfletos eram descartados irregularmente. A operação de limpeza terá continuidade nesta segunda-feira (16).


De acordo com a Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral, “o derrame ou a anuência com o derrame de material de propaganda no local de votação ou nas vias próximas, ainda que realizado na véspera da eleição, configura propaganda irregular, sujeitando-se o infrator à multa,” se comprovado como crime o descarte desse material, o valor da multa pode variar entre 2 mil e 8 mil reais.


“Infelizmente observamos muitos ‘santinhos’ sendo jogados próximos aos locais de votação. A operação de limpeza foi um desafio, diante de tanto descarte irregular. Em alguns bairros ainda é possível ver uma grande quantidade de panfletos espalhados, mas a autarquia está trabalhando para deixar a cidade limpa o quanto antes”, explica Dario Guagliardi, presidente da Comsercaf.


Por Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem