São Pedro da Aldeia planeja armar a GM com apoio da Polícia Federal


O prefeito aldeense Cláudio Chumbinho quer armar a Guarda Municipal de São Pedro da Aldeia e está buscando junto à Polícia Federal um convênio. Para ter a Guarda Municipal armada são necessários treinamentos de Tiro, Prova de Tiro, Exame Psicotécnico e curso que atenda a toda a grade curricular exigida pela lei para os agentes de segurança pública. O processo que solicita a celebração do Acordo de Cooperação Técnica entre o município e a Polícia Federal é o DPF/MCE/RJ nº 08461.001582/2020-88 e as reuniões para formalizar o convênio estão sendo realizadas desde o mês de maio, segundo a Prefeitura Municipal da cidade. 

Nesta quinta-feira (22/10) o prefeito Cláudio Chumbinho se reuniu, no seu gabinete, para tratar do assunto juntamente com o secretário municipal de Ordem e Segurança Pública, Jorge Ribeiro, e a Polícia Federal. A reunião técnica também contou com a participação do Comandante GM Maurício, Subcomandante GM Jandre e GM Barbara responsável pela parte administrativa da Guarda Municipal. 


O prefeito Cláudio Chumbinho também aifrmou que tem investido bastante em segurança pública e defende que países com os melhores índices de segurança possuem uma segurança pública municipalizada e eficiente. “Além do convênio com a Polícia Federal, estamos também construindo uma nova sede para a Guarda Municipal e vamos criar um central de monitoramento de câmeras. Estamos investindo na melhor qualidade de trabalho para o nosso servidor e na segurança da nossa população”, afirmou o prefeito. 

Armar a GM reduz crime 
Cidades que armaram sua Guarda Municipal apresentaram queda acentuada na taxa de homicídios e agressões, na comparação com municípios similares que não usam armas. A medida provocou uma redução na taxa de homicídios de 67 por 100 mil habitantes. Em dez anos, com a adoção das armas, houve queda de 44% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, no grupo de 25% das cidades brasileiras com mais violência. A correlação entre a adoção de armas e a redução nos crimes foi calculada pelos professores da FGV Paulo Arvate e André Portela, em estudo apresentado no Encontro Brasileiro de Econometria, no Rio, em dezembro. 

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem