Nova iluminação do Canal Mossoró gera economia e segurança

O Canal do Mossoró, entre a Avenida São Pedro e a Rua João Martins, no Centro de São Pedro da Aldeia, ganha nova iluminação. Os antigos postes de luminárias com lâmpadas fluorescentes estão sendo trocados por novos, com lâmpadas de LED. O trabalho, iniciado pela Prefeitura Municipal no último final de semana, além de valorizar o ambiente, iluminará mais e com redução de custos aos cofres públicos.

Ao todo, serão instalados 30 novos postes, fabricados em material com mais durabilidade e eficiência, e que possuem duas luminárias de LED de 50w. Ao anoitecer, as lâmpadas se acendem automaticamente.

“As lâmpadas de LED não queimam com facilidade, são mais modernas, econômicas e eficientes, oferecem uma luz mais intensa. Além disso, também representam um aumento na sensação de segurança de todos que passam no local. Quando terminarmos esse trabalho, o Canal do Mossoró estará mais iluminado e mais bonito também”, comentou o prefeito Cláudio Chumbinho.

O Canal do Mossoró é composto por dois circuitos, com um quadro de comando para cada, que contém disjuntor, chave contactora, base e fotocélula. Os novos postes passaram pelo processo de galvanização a fogo, para evitar a corrosão, e pintura. Além do trabalho de troca de postes, que continua ao longo desta semana, também foi feita a substituição dos cabos de comando.

Aliada à modernização do sistema de iluminação, a troca vai representar economia de energia. Em comparação às lâmpadas fluorescentes, que podem durar cerca de cinco mil horas antes da troca, as lâmpadas LED podem durar mais de 80 mil horas antes da substituição, representando uma vida útil até 10 vezes maior do que outras tecnologias.

Os antigos postes do local, que estão sendo retirados, contavam com lâmpadas fluorescentes para globo. Os postes retirados em condição de reaproveitamento serão lixados, pintados e adequados para receber iluminação de LED. Após a reforma, o material será utilizado em outras praças de iluminação e, até mesmo, no Canal do Mossoró.

Por Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem