Moradora de Arraial do Cabo que esteve em Portugal está com suspeita do novo coronavírus



Na manhã desta quinta-feira (12), uma moradora de Arraial do Cabo deu entrada no Hospital Geral de Arraial do Cabo com sintomas de gripe e alegando que esteve em Portugal recentemente. Por este motivo, a Secretaria de Saúde imediatamente adotou o protocolo do Estado para a possibilidade de coronavírus e a isolou em uma área especial no hospital para que não tenha contato com outros pacientes enquanto realiza os exames.

O Estado já foi acionado e os testes serão realizados conforme o protocolo de saúde nacional. O resultado está previsto para sair em até 48h. Em nota, a Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo reiterou que está acompanhando o caso de perto e que as informações serão veiculadas pelos canais oficiais da Prefeitura com total transparência a fim de evitar notícias falsas que espalham o pânico e em nada colaboram com a saúde pública.

Como se prevenir:

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

Porque os idosos são mais vulneráveis?
Os idosos possuem imunossenescência, um processo natural do envelhecimento, que diminui a capacidade do sistema imunológico deixando-os mais suscetíveis a doenças.

Enquanto a taxa de mortalidade entre pessoas de 10 a 39 anos infectadas pelo novo coronavírus está em 0,2%, o número cresce a 0,4% para o público de 40 a 49 anos. Na sequência, a taxa pula para 1,3% na população dos 50 aos 59 anos e 3,6% entre os 60 a 69 anos. Embora jovens e adultos tenham uma taxa de mortalidade baixa, devem tomar muita precaução pois são potenciais transmissores do vírus para as faixas etárias de risco.

Outras doenças
O Brasil vive cenário mais grave com outras doenças do que com o novo coronavírus que não registrou nenhum óbito no país ainda. O vírus do sarampo, por exemplo, contaminou 18,2 mil pessoas e 15 delas morreram 2019 segundo o Ministério da Saúde do Brasil. A campanha de vacinação de crianças e jovens vai até amanhã (13). A dengue matou 689 pessoas no país no ano passado e infectou 1.489.457 pessoas. A Febre Amarela levou 14 pessoas a óbito no ano passado.

Por Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem