Prolagos realiza operação contra fraudes em 4 cidades da Região dos Lagos

Ação de combate a fraudes na rede de abastecimento de água é realizada desde 2013 e já encontrou 70 mil casos. A adulteração das tubulações de distribuição colocam em risco a qualidade da água que abastece as cidades.

A Prolagos, concessionária de água e esgoto, realizou uma ação contra furto de água nos municípios de Armação dos Búzios, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia e encontrou mais de 13 casos de fraudes, 10 deles são reincidência com registro desde 2017.

registrados quatro casos, dois no Parque Burle e outros nos bairros Jardim Olinda e Gamboa. Em São Pedro da Aldeia as irregularidades foram encontradas no Centro, São João e Balneário. Na vizinha Iguaba Grande, um na Cidade Nova e três no bairro Iguaba Pequena. Na vizinha  Búzios teve uma fraude em Manguinhos e outra no bairro São José.

Segundo a Concessionária, entre as fraudes encontradas estão a conexão indevida do imóvel à rede pública de água e adulteração do hidrômetro para impedir a medição correta. Todas as irregularidades foram imediatamente desfeitas e boletim de ocorrência registrado. Furto de água é crime, de acordo com o artigo 155 do Código Penal, com pena de 1 a 5 anos de prisão e multa. A infração também é passível de multa e cobrança retroativa do consumo.

O Programa de combate a fraude da Prolagos, realizado desde 2013, já registrou aproximadamente 70 mil casos. Apenas em janeiro deste ano foram encontradas 2.251 irregularidades, entre elas a de um camping clube, em Cabo Frio, que utilizava uma ligação clandestina pela lateral do imóvel para se abastecer, e um estande de vendas de um empreendimento imobiliário em Arraial do Cabo, onde havia vazamento de água tratada, irresponsabilidades que afetam a todos com risco de contaminação da água fornecida apra as cidades.


A denúncia pode ser feita por qualquer canal de atendimento da concessionária, como redes sociais, SAC 0800 70 20 195 ou (22) 2621-5095, Whatsapp (22) 99722-8242 ou ainda pelo aplicativo Águas App, disponível para download para os sistemas Android e iOS. O anonimato é garantido.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem