Projeto História e Memórias leva aquarela à escolas de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande

O Projeto História e Memórias, uma parceria da CCR ViaLagos com as secretarias de educação de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande, estreia nesta quarta-feira (03/10) e promete levar oficinas de aquarela, despertando o olhar de crianças e adolescentes para a arte da pintura.  A partir de um processo criativo, eles expressarão a visão sobre onde vivem. Primeiro, com a produção de um autorretrato; depois, a janela do quarto; em seguida, a rua e, por fim, a cidade.

“A arte permite criar novas possibilidades para observar a si mesmo, sua potencialidade latente e o meio ambiente, e a intenção é que a aquarela, com a sua técnica fluida e leve, desperte a curiosidade e a imaginação deles”, destaca Luciana, artista plástica que ministrará as oficinas.

Os alunos terão como referência e inspiração as obras de Van Gogh, Guignard e Cézanne. Cerca de 80 alunos das escolas municipais Rubem Arruda Câmara, em São Pedro da Aldeia, e Claudio Moacyr de Azevedo, em Iguaba Grande, participarão das oficinas que serão concluídas no fim do mês.

Apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da CCR ViaLagos, o Projeto História e Memórias ainda contará a história das duas cidades sob a ótica e memória de seus moradores mais antigos, entrelaçando o olhar dos jovens alunos com os dos mais velhos, de forma poética, mas também documental, já que o Projeto ainda contempla pesquisa cultural e socioeconômica dos respectivos municípios. Todo material ficará disponível nas redes sociais Facebook/História_e _Memórias_ Lagos e Instagram: historia_e_memorias_lagos. Iguaba Grande já foi 2º Distrito de São Pedro da Aldeia até 1994, quando se emancipou.

Confira o calendário das oficinas abaixo:

Oficinas de aquarela: 3, 17, 24 e 31 de outubro

Iguaba Grande - Escola Municipal Claudio Moacyr de Azevedo
Endereço: Rua da Conceição, s/nº
Horário: 9h às 12h

São Pedro da Aldeia – Escola Municipal Rubem Arruda Câmara
Endereço: Rua das Violetas, Morro dos Milagres
Horário: 14h às 17h

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

أحدث أقدم