Conselho Comunitário de Segurança realiza primeira reunião com nova diretoria eleita


O Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia (CSS) realizou a primeira reunião ordinária após a eleição da nova mesa diretora. O 178º encontro foi marcado pela discussão de temas relacionados à segurança pública na Região dos Lagos e implantação de projetos na cidade. Compondo a mesa de autoridades, estiveram presentes o subtenente Daniel Celestino, representando o 25º Batalhão de Polícia Militar, o novo presidente eleito do CCS, Valério Nuno Figueiredo, a representante do Procon, Sandra Figueiredo, o presidente da filial aldeense da Cruz Vermelha, Victor Marcelo da Silva, o agente da Guarda Municipal, Kleber Costa, e a representante do Clube da Melhor Idade, Nair Leite. A próxima reunião do CCS está marcada para o dia 10 de outubro, às 19h, no Cine Estação, situado na Rua Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. O evento é aberto à população.

Em sua primeira reunião como novo presidente eleito do Conselho, Valério Nuno Figueiredo falou sobre alguns dos temas abordados ao longo do encontro. “Nosso objetivo é ouvir as demandas da sociedade e o resultado desta primeira reunião foi bem positivo. Discutimos a implementação de projetos envolvendo a juventude, em parceria com as Secretarias Municipais, associação comercial e clubes de serviços, incluindo um torneio com as crianças e jovens que praticam skate na Praça do Centro. Posteriormente, pretendemos levar ações sociais como essa também para dentro dos bairros que tenham espaços adequados. Nós contamos com a colaboração de diversas entidades e acreditamos que será possível colocar esse e outros projetos em prática”, disse.

Na ocasião, foram abordados temas relacionados ao exercício e evolução da atuação da Guarda Municipal desde a sua criação; a importância da adoção de políticas preventivas voltadas aos jovens, envolvendo atividades esportivas e ações sociais em parceria com a Prefeitura aldeense; a legislação referente à instalação de câmeras de segurança e a importante colaboração da população junto aos órgãos de segurança pública, dentre outros assuntos. Durante o encontro, também foram apresentadas as ocorrências mais recentes na região.

O Conselho Comunitário de Segurança Pública tem como missão identificar e analisar as demandas e necessidades locais, propondo soluções para minimizar os problemas, com base em dados oficiais fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ) e ocorrências em nível local. Atuando com colaboradores voluntários, o órgão caracteriza-se como um canal de comunicação entre a sociedade e os órgãos de segurança pública do Estado e do município, sendo um instrumento de participação popular.

Vinculado às diretrizes do ISP-RJ, o CCS de São Pedro da Aldeia é um dos 65 conselhos comunitários existentes em todo o Estado, sendo considerado um dos mais conceituados e atuantes desde a sua fundação, em 2003. Realizada a cada dois anos, a votação para a nova mesa diretora aconteceu no início de agosto deste ano. Dentre os novos membros eleitos, estiveram presentes na 178ª reunião o vice-presidente Francisco Galdino, o 1º secretário, David Augusto Figueiredo, o 2º secretário, Paulo Roberto Vasconcellos, a diretora Social e de Assuntos Comunitários, Guimar Pereira, os diretores de Comunicação, Zózimo Ribeiro Lisboa, Carlos Alberto Martins e Geraldo de Oliveira, além dos novos integrantes da Comissão de Ética, Vitor Manoel Bandeira, Abelar Pereira e Nair Felix. A nova gestão eleita é referente ao biênio 2018-2020.

As reuniões do Conselho Comunitário de Segurança Pública de São Pedro da Aldeia acontecem todas as segundas quartas-feiras de cada mês.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

أحدث أقدم