Horto Escola abres inscrições para cursos gratuitos de artesanato

Já estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de arte em feltro e crochê básico para iniciantes no Horto Escola Artesanal, em São Pedro da Aldeia. O início das aulas está previsto para o segundo semestre do mês de agosto. As inscrições são realizadas na secretaria da unidade, situada na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, no bairro Balneário das Conchas. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Os interessados devem apresentar documento de identidade, CPF e uma foto 3x4. As vagas são limitadas. A iniciativa é uma realização da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda.

O curso de arte em feltro para iniciantes será realizado todas as segundas-feiras, das 13h30 às 15h30, e será ministrado pela artesã Eliane Gaspar. O início das aulas está marcado para o dia 20 de agosto, com término previsto para o dia 24 de setembro. Já o curso de crochê básico para iniciantes acontecerá às terças-feiras, das 9h às 11h, com início em 21 de agosto e término previsto para 30 de outubro. As aulas serão ministradas pela artesã Kátia Carvalho. O conteúdo programático inclui atividades dinâmicas e práticas, a partir de técnicas básicas de modelagem, corte e acabamento, dentre outras etapas que compõem a confecção de uma peça.

De acordo com uma das instrutoras, Eliane Gaspar, as turmas serão fechadas conforme a procura. “Na medida em que as vagas forem sendo preenchidas, vamos verificar a viabilidade de abrirmos uma outra turma. Isso porque a atenção à cada aluno é individual, visando a qualidade no atendimento, e isso demanda tempo e paciência para um melhor aprendizado. Ao longo das aulas, eles terão a oportunidade de aprender técnicas básicas, tanto do feltro quanto do crochê, com foco no reaproveitamento de materiais. Elaboramos peças simples, com cortes básicos, e serão dadas tarefas de casa para que eles evoluam gradativamente. Nosso objetivo é proporcionar uma renda extra para os nossos alunos, por meio da produção de peças, enfeites, lembrancinhas, que podem ser comercializados depois”, destacou a artesã.

No ato da matrícula, também será entregue ao interessado a lista de materiais necessários para uso durante as aulas. No local, basta procurar a diretora do Horto Escola Artesanal, Luciane Duá. Ao final dos cursos, os participantes receberão certificado, mediante frequência mínima exigida. A culminância também contará com apresentação dos trabalhos elaborados pelos alunos.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem