Cerimônia no Teatro Municipal de São Pedro da Aldeia marca posse da nova diretoria do Conselho de Segurança Pública



Foi realizada, no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, a cerimônia de posse da nova diretoria do Conselho Comunitário de Segurança Pública (CCS) de São Pedro da Aldeia, para o biênio 2018-2020. A solenidade reuniu autoridades militares, representantes de órgãos de segurança estaduais e municipais, membros da sociedade civil, entidades associativas e clubes de serviço. Compondo a mesa de autoridades, estiveram presentes o comandante da 2ª Companhia do 25ª Batalhão de Polícia Militar, Capitão Sandro Garcia, o subcoordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), Capitão Gustavo Matheus, os secretários municipais de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, de Governo, Eronildes Bezerra, e de Educação, professor Walzi Sampaio, além do procurador geral do município, Cristiano Oliveira.

Representando o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar, o comandante da 2ª Companhia, capitão Sandro Garcia, deu posse à chapa eleita, cumprimentando os novos membros. “Gostaria de cumprimentar a nova diretoria e, representando o comandante do 25º BPM, o tenente-coronel André Henrique, dar posse aos novos membros eleitos por unanimidade. O trabalho do Conselho é de suma importância para o município de São Pedro da Aldeia. Esse Conselho é o único que nunca teve suas atividades interrompidas desde a sua fundação, trazendo uma proximidade entre a população e os órgãos de segurança, tanto municipais quanto estaduais, como a Polícia Civil, Militar e a Guarda Municipal. A presidência atual, representada pelo senhor Valério, é alguém que já está à frente do Conselho há vários anos, conhece bastante e tem uma política de proximidade junto à população aldeense, o que gera confiança. É um trabalho sem fins lucrativos, feito por pessoas voluntárias que se abdicam do seu lar para fazer a diferença e colocar a mão na massa. Pessoas que colhem da população os anseios e necessidades e trazem isso para nós para que possamos, numa coesão, administrar e minimizar cada vez mais essas demandas da sociedade”, disse.

A abertura do evento foi marcada pela execução dos hinos nacional e municipal, além da composição da mesa de autoridades. Ao longo do evento, foram abordados o histórico e a consolidação do Conselho Comunitário de Segurança Pública aldeense, existente desde 1999 e oficialmente criado em março de 2003 como parte de um plano estadual de segurança pública. Vinculado às diretrizes do Instituto de Segurança Pública (ISP-RJ), o CCS de São Pedro da Aldeia é um dos 65 conselhos comunitários existentes em todo o Estado, sendo considerado um dos mais conceituados e atuantes. Na oportunidade, foi enfocada a importância da participação e do envolvimento de todos os setores da sociedade para aumentar os níveis de segurança na cidade e dos Registros de Ocorrência (RO) como ferramenta fundamental para o planejamento estratégico das ações policiais e abastecimento dos bancos de dados das polícias Civil e Militar. Também foram abordadas as estratégias de atuação do ISP na coordenação dos conselhos comunitários, os projetos em andamento, além da ferramenta de análise criminal desenvolvida pela instituição, o ISPGeo, bem como a página de Dados Abertos do ISP, onde podem ser acessadas as estatísticas e os registros criminais e de atividade policial do estado do Rio de Janeiro, disponível para consulta pública no site www.isp.rj.gov.br.

Em sua fala, a secretária municipal de Segurança e Ordem Pública, Leila Neves, falou sobre o trabalho da Guarda Municipal, reafirmou a parceria com o CSS e com os demais órgãos vinculados à área da segurança. “A Guarda Municipal vem atuando de uma forma muito efetiva, são homens e mulheres que trabalham de segunda a segunda, dispostos a provar que têm a capacidade de fazer a diferença na área da segurança pública do município. Como presidente do Conselho de Segurança, o senhor Valério será um parceiro ímpar para as futuras alterações que pretendemos implantar principalmente no Centro da cidade. Mas, para isso, nós precisamos andar juntos e contamos com a ajuda de todos os órgãos envolvidos, comércios, a integração com as polícias e o apoio do CCS. Desejo sucesso e uma ótima gestão para os novos conselheiros”, disse.

Realizada a cada dois anos, a votação para a nova mesa diretora elegeu como novo presidente Valério Nuno Figueiredo. Compondo a nova chapa, foram eleitos ainda, por unanimidade, Francisco Galdino, como vice-presidente; David Augusto Figueiredo, 1º secretário; Paulo Roberto Vasconcellos, 2º secretário; Guimar Pereira, diretora social e de assuntos comunitários; e Victor Manuel Bandeira, Abelar Pereira e Nair Felix, como os novos membros da Comissão de Ética. A diretoria de comunicação eleita é composta por Zózimo Lisboa, Carlos Alberto Martins e Geraldo Oliveira.

Subcoordenador estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública do Instituto de Segurança Pública (ISP), o capitão Gustavo Matheus enalteceu a atuação do CCS aldeense. “É uma grande honra estarmos aqui para reconhecer essa nova gestão. O Conselho aldeense é uma entidade que nunca teve interrupção e que, ao passar dos anos, sempre teve pessoas voluntárias, abnegadas e comprometidas, que deram continuidade ao trabalho. É uma grande vitória, algo que temos que comemorar. São pessoas que realmente vem aqui para exercer a plenitude da sua cidadania, que é se doar para a sociedade de São Pedro da Aldeia, abrindo mão de seus afazeres para poder manter essa ponte da sociedade para com o Poder Público. A questão da segurança pública perpassa por diversos atores, é um trabalho de várias mãos. No município, nós percebemos que as ações voltadas para a segurança pública, sejam elas de prevenção ou de uma repressão qualificada, estão muitos alinhadas dentro do pensamento de polícia de proximidade. São ações integradas de verdade, com a parceria importantíssima da Guarda Municipal, da Polícia Militar, que faz articulações com o BPRv, e da Delegacia de Polícia Civil. Quero desejar ao senhor Valério e a toda a diretoria muito sucesso e agradecer pelo trabalho que vem sendo realizado. Gostaria de dizer que a coordenadoria dos conselhos comunitários continua de portas abertas para o que precisarem. Somos grandes parceiros e estamos abertos a qualquer questão”, salientou.

Presidente eleito do CCS de São Pedro da Aldeia, Valério Nuno Figueiredo agradeceu a todos pela presença e ressaltou as atribuições do Conselho e expectativas para os próximos anos de gestão. “Nós fazemos esse trabalho comunitário porque acreditamos que é possível mudar. Para que a mudança comece a acontecer, tem que haver um envolvimento concreto de toda a sociedade, com as instituições públicas e privadas, autoridades policiais e a implantação de projetos sociais conforme preceitua a nossa Constituição em seu artigo 227 e o Estatuto da Criança e do Adolescente no seu artigo quarto. Mas, para tanto, há que se pôr de lado ódios e medos e darmos as mãos, pois só com amor, educação, união, entendimento, fraternidade e concórdia podemos ter êxito. Nosso Conselho de Segurança irá, dentro da mais estrita observação das diretrizes emanadas do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, a que é vinculado, perseguir esta interação certos de que, embora paulatinamente, será o caminho do retorno à tranquilidade e à paz. É o que nós pensamos e queremos para a nossa sociedade”, declarou.

Também prestigiaram o evento o subsecretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, acompanhado de membros da corporação das guardas civis Municipal e Ambiental; o representante do Instituto de Segurança Pública (ISP) do Estado do Rio de Janeiro, Diogo Gimenes; a vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Iguaba Grande, Carla Freitas; o superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Pedro da Aldeia (Previspa), Mário César Cordeiro; o presidente da Cruz Vermelha Brasileira da filial aldeense, Victor Marcelo Silva, ao lado de socorristas voluntários da instituição; a presidente do grupo de apoio a portadores de câncer “Viva a Vida Mulher”, Silvia Andrade; o presidente da Associação Comercial, Industrial, Turística e Agrícola de São Pedro da Aldeia (ACIASPA) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Pedro da Aldeia, Elton Jhonson; o presidente do Conselho do São Pedro Esporte Clube (SPEC), José Dirceu; a diretora municipal de Cultura, Norma Almo, e o presidente da Associação de Moradores do bairro Recanto do Sol, Jaimisson Pereira, dentre outros líderes comunitários e membros da sociedade civil.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem