CEFOR oferece novos cursos de capacitação para professores de São Pedro da Aldeia

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, segue oferecendo cursos de capacitação aos educadores atuantes na rede municipal de ensino. Neste mês de agosto serão promovidas as capacitações “Produção do Livro Digital”, “Brincando e Construindo com o Tangram, as cores e figuras geométricas”, “Lagoa de Araruama – A importância de sua preservação”, “Estudo dos termos constitutivos da oração – elaborando estratégias com o apoio da BNCC” e “Conceitos de Patrimônio Cultural e o acervo de bens de São Pedro da Aldeia”. As capacitações serão ministradas no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR) e as inscrições ainda estão abertas.

O objetivo do curso “Brincando e Construindo com o Tangram, as cores e figuras geométricas” é conhecer a história da peça, integrar a arte com a matemática, utilizando estratégias como cores e formas, além de montar figuras com o Tangram e outras formas geométricas. Com carga horária de 4h, a capacitação acontecerá no dia 20, das 17h30 às 21h30, com a tutora Mariângela Carvalho da Costa. O profissional deverá levar para o curso tesoura, lápis, régua e duas folhas de papel A3.

A capacitação “Lagoa de Araruama – A importância de sua preservação” tem por objetivo identificar os impactos sofridos pela Laguna de Araruama, refletir sobre a importância do combate à poluição e conscientizar para a preservação do patrimônio ambiental. Com carga horária de 4h, o curso acontecerá no dia 22 de agosto, das 13h30 às 17h30, ministrado pela bióloga Diana Diógenes e pelos guardas ambientais Marco Silveira, Roselito Pereira e José Renato Alves.

Já o curso “Leitura e produção de textos” visa desenvolver competências de leitura e produção de textos, a partir do estudo de aspectos fundamentais que constituem os diferentes gêneros textuais. Com carga horária de quatro horas, a capacitação acontecerá no dia 24 de agosto, das 13h30 às 17h30, ministrada pela tutora Fátima Cristina Oliveira.

A capacitação “Produção do Livro Digital” tem como objetivo orientar os professores acerca da produção de um livro digital com seus alunos, relacionando a tecnologia ao trabalho realizado em sala de aula. Com carga horária de 4h, o curso acontecerá no dia 30 de agosto, com a tutora Angélica Gago. O participantedeverá levar notebook para o curso.

A ementa do tópico “Estudo dos termos constitutivos da oração – elaborando estratégias com o apoio da BNCC” conta com o estudo do texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre os termos constitutivos da oração. O curso abordará a resolução de questões de identificação, em textos lidos ou de produção própria, do sujeito, do verbo, de complementos e modificadores, além da interpretação dos efeitos de sentido do uso dos verbos de ligação. Com carga horária de quatro horas, a capacitação será ministrada pela tutora Cristina Braga e acontecerá no dia 28 de agosto, das 8h às 12h.

O curso “Conceitos de Patrimônio Cultural e o acervo de bens de São Pedro da Aldeia” tem como objetivo refletir sobre o conceito de patrimônio cultural, reconhecer a importância acerca da valorização e preservação do conjunto de patrimônios para uma cidade e identificar os bens patrimoniais de São Pedro da Aldeia. Com carga horária de 4h, a capacitação será ministrada pelo tutor Ivo Matos, no dia 30 de agosto, das 13h30 às 17h30.

O CEFOR está localizado na Rua Francisco Santos Silva, nº 479, no bairro Nova São Pedro, ao lado do Teatro Municipal Dr. Átila Costa.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

أحدث أقدم