Eclipse mais longo do século poderá ser visto em São Pedro da Aldeia

Imagem mostra as fases da lua durante o eclipse lunar total. Foto: P. Horálek/ESO

O eclipse mais longo do século acontece nesta sexta-feira (27/07) e todos os aldeenses poderão acompanhar o fenômeno natural. O eclipse terá quase 4 horas de fase parcial, quando a Terra, Sol e o satélite estão alinhados, mas com o planeta "no meio" criando uma sombra. No entanto, ele começa às 16h30, quando a Lua ainda não nasceu no Brasil, logo, a melhor forma de ver é ao nascer da lua em São Pedro da Aldeia que ocorre a partir de 17:21h.

Além do eclipse lunar (e lua de sangue), acontece também a conjunção da lua com o Planeta Marte, que estará exatamente oposto 180° em relação ao Sol, com isso teremos um alinhamento: Sol-Terra-Marte.

Também será possível notar que Marte estará com o brilho máximo na cor vermelho-alaranjado para este ano e se aproximará mais da Terra reduzindo a distância de 228 milhões para 56 milhões de quilômetros segundo a Agência Espacial Brasileira (AEB). Além disso, ele aparecerá no lado oposto ao Sol, o que formará uma bela visão ao lado da Lua. Vale assistir o eclipse e ficar de olho no brilho do planeta vermelho.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem