4º Encontro do PNAIC é realizado pela Prefeitura de São Pedro da Aldeia

4º Encontro da formação do PNAIC foi realizado no Centro de Formação
Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR). Foto: Ascom PMSPA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Educação, promoveu o quarto encontro da formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) de Matemática e Linguagem. Cerca de 200 profissionais do primeiro segmento da rede de ensino municipal, entre educadores do 1º ao 3º ano e supervisores pedagógicos, participaram da reunião. Os encontros são realizados de forma mensal no Centro de Formação Continuada Professora Ismênia Trindade dos Santos (CEFOR).

Na pauta da formação de Linguagem, os educadores refletiram sobre as ações pedagógicas, concebendo como um fenômeno educativo essencial ao processo de aprendizagem dos alunos no ciclo de alfabetização, além de compreenderem a importância de planejar o ensino, criando propostas didáticas eficazes para atender às necessidades dos educandos de acordo com os anos de escolaridade. Os profissionais participaram da dinâmica das fitas, desenvolveram o letramento literário “Laço ou nó”, de Aloísio Andrade, fizeram a sistematização dos temas trabalhados e o referencial teórico.

Segundo a formadora do PNAIC de linguagem, Jucélia Barreto, a pauta do encontro abordou as sondagens da rede municipal no primeiro trimestre. “Essas sondagens mostram para o professor qual o nível de desenvolvimento que o aluno está e o que ele pode desenvolver para sanar as dificuldades das crianças, é algo que norteia o profissional. Pegamos esses resultados, colocamos em gráficos para que o educador repense na turma dele e o que pode ser feito para avançar nesse sentido do trabalho”, afirmou.

A formação de Matemática teve como conteúdo a avaliação diagnóstica, situações-problemas, números naturais, grandezas e medidas, espaço e forma, gráficos e tabelas, além de brincadeiras e jogos, como o “Jogo da Velha”. Na ocasião, os educadores assistiram ao vídeo “Problema não é problema” e também desenvolveram o letramento literário “Laço ou nó”.

As aulas de Linguagem são comandadas pelos formadores do PNAIC Jucelino Ramanho, Renata de Castro, Valma Freire e Jucélia Barreto e Beatriz Vieira, enquanto Vânia Gonçalves e Iara Azevedo ministram a turma de Matemática.

Créditos à Ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem