Servidores municipais de São Pedro da Aldeia participam de Programa de Capacitação Continuada

Mais de 20 servidores municipais da Prefeitura de São Pedro da Aldeia receberam, na manhã dessa quinta-feira (15), o certificado de conclusão no Módulo I do Programa de Capacitação Continuada. O curso, oferecido pela Secretaria Especial de Projetos, teve como objetivo qualificar a equipe técnica da Prefeitura a fim de garantir melhores práticas na captação e gestão de recursos públicos. A capacitação aconteceu na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de São Pedro da Aldeia (Aciaspa), das 9h às 17h.

A Secretária Especial de Projetos (SEPRO), Cláudia Magalhães, falou sobre os objetivos da capacitação dos servidores. “A proposta do curso foi ampliar a capacidade técnica da Prefeitura e o contato com as demais secretarias, já que sozinhos não fazemos nada. Acredito que o grande diferencial de São Pedro da Aldeia é justamente os profissionais gabaritados que compõem o quadro de funcionários, que facilitam bastante o trabalho em equipe e nos dão condições de realizar. A prova disso é que, em tão pouco tempo de governo, conseguimos trazer tantos projetos e conquistas para o município. Isso é fruto do grande incentivo do nosso Prefeito Cláudio Chumbinho, de muito trabalho articulado, organização, comprometimento e eficiência. E é nesta linha que vamos continuar trabalhando para consolidar uma nova fase de gestão, com foco em resultados efetivos para colocar São Pedro da Aldeia no tempo de viver bem”, disse.

O próximo passo será a nomeação e responsabilização de dois representantes das chamadas unidades fins e unidades meio, isto é, as secretarias de apoio e as executoras, para fazer a interlocução junto à SEPRO. “A articulação com as demais secretarias, principalmente as finalísticas, as que nos dão ferramentas e embasam o nosso trabalho, é de grande importância para a identificação de demandas e elaboração de novas propostas de trabalho. Temos de finalizar, também, algumas ações emergenciais, que já vamos retomar a partir de agora”, disse. A delegação de responsabilidades será feita através da assinatura de um Termo de Compromisso e novos encontros serão marcados com os grupos de trabalho específicos de cada secretaria.

Segundo Cláudia, entre os resultados esperados com a formatação dessa nova metodologia de trabalho integrada estão a prestação de contas aprovadas com garantia de adimplência do município e aperfeiçoamento da gestão e captação de recursos públicos. “Estamos em sete meses de governo com muitos convênios recuperados e com a situação do município regularizada junto ao Governo Federal. Acredito que, no ritmo em que estamos, trabalhando com foco na excelência e nos resultados, vamos conseguir fazer muito mais por São Pedro da Aldeia”, destacou.

Ao longo do curso, os servidores municipais puderam conhecer, detalhadamente, a situação atual do município, no que refere a convênios resgatados, recursos recuperados, propostas encaminhadas e em andamento, além das principais dificuldades enfrentadas pela SEPRO no trabalho de gestão estratégica. A última parte do conteúdo programático foi composta pela apresentação de toda a logística de acesso e ferramentas do Sistema de Convênios e Contratos de Repasses (SICONV). A SEPRO também fará a capacitação individualizada com gestores de outras secretarias para a criação de novos perfis de usuários para acesso ao sistema. “Com isso a gente ganha qualidade e agilidade no serviço de cadastramento de propostas no portal de convênios”, ressaltou Cláudia.

O curso também abordou temas como fontes e ferramentas de transferências de recursos disponíveis, legislação, objetivos e áreas de atuação da SEPRO, principais Programas e Planos do Governo Federal e Ciclos de Gestão. Além da parte teórica, de trâmites processuais e legais, os servidores puderam colocar os conhecimentos em prática com a formação de grupos de trabalho para discutir e analisar editais, e trabalhar na elaboração de propostas específicas.

Participaram do curso representantes das secretarias de Ambiente, Lagoa, Pesca e Serviços Públicos; Procuradoria Geral; Controladoria Geral; Agricultura, Abastecimento, Trabalho e Renda; Educação; Urbanismo, Administração; Fazenda; Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação; Governo; Turismo e Desenvolvimento Econômico; Diretoria de Comunicação e Previspa. Todos os participantes receberam apostila e CD com os conteúdos apresentados em sala.

Créditos à ascom PMSPA

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