Alunos de São Pedro da Aldeia fazem a Provinha Brasil

Alunos de 27 Unidades Escolares da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia fizeram, nesta quarta-feira (14), a Provinha Brasil. De acordo com a Coordenadora do 1º ao 5º ano, Kátia Santana, esta é a primeira vez que os alunos fazem esta avaliação. No total, 1127 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental fizeram as provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Kátia Santana afirmou que os testes foram aplicados com êxito, nos turnos da manhã e tarde.

Informações apuradas junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) dão conta de que a Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano de escolarização das escolas públicas brasileiras. Essa avaliação acontece em duas etapas, uma no início e a outra ao término do ano letivo. A aplicação em períodos distintos possibilita aos professores e gestores educacionais a realização de um diagnóstico mais preciso que permite conhecer o que foi agregado na aprendizagem das crianças, em termos de habilidades de leitura dentro do período avaliado.

A partir das informações obtidas pela avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização aumentando as chances de que todas as crianças, até os oito anos de idade, saibam ler e escrever, conforme uma das metas previstas pelo Plano de Metas e Compromisso Todos pela Educação.

A Provinha Brasil é elaborada pelo INEP e distribuída pelo MEC/FNDE para todas as secretarias de educação municipais, estaduais e do Distrito Federal. Assim, todos os anos os alunos da rede pública de ensino, matriculados no segundo ano de escolarização, têm oportunidade de participar do ciclo de avaliação da Provinha Brasil.

Créditos à ascom PMSPA

Postar um comentário

0 Comentários