Posto de saúde do bairro São João I passa por reforma geral

O posto de saúde do Bairro São João via passar por reforma geral segundo a Prefeitura Municipal de São Pedro da Aldeia. Foi iniciada uma série de intervenções, dentre elas pintura total, externa e interna, paisagismo, instalação de bancos externos, troca de portas e pisos, revitalização do muro de fachada e construção de um estacionamento, que deve gerar cerca de oito vagas. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h e localiza-se à Rua São Jorge, s/nº.

O posto de saúde do bairro São João é uma das 14 unidades do município que funcionam nos moldes do Programa de Saúde da Família. A equipe de saúde da família (ESF) é composta por um médico generalista (clínico geral), que atende as quartas, quintas e sextas, um dentista, que atende de segunda a sexta, uma enfermeira, uma técnica em enfermagem, além de oito agentes comunitários, que fazem o serviço de busca ativa, cadastramento, acompanhamento familiar e produção do diagnóstico demográfico.

A unidade conta ainda com um pediatra, disponibilizado pela Secretaria de Saúde para atender à grande demanda do bairro. “O pediatra não faz parte da ESF, mas devido à grande procura por essa especialidade, decidimos disponibilizar um profissional que atua todas as sextas no posto”, explicou a Subsecretária de Atenção Básica, Leylane Elias. Todos os atendimentos são feitos a partir das 8h, bem como a marcação de consultas e exames. O agendamento para exames é feito mediante encaminhamento médico.

De acordo com o diretor da unidade, Marcos Veiga, o posto de saúde disponibiliza diariamente 20 fichas de marcação de consultas. Dessas, três são destinadas para casos de emergência. O posto conta com oito ambientes, distribuídos em sala de curativos, vacinação, consultório odontológico, sala para o médico generalista, sala para a enfermeira, dois banheiros, uma cozinha, além da recepção. A unidade também é atendida por uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que, em conjunto da equipe de referência do posto, realiza trabalhos educativos e de prevenção à saúde, tais como palestras de nutrição, campanhas de vacinação e encontros com grupos de diabéticos e hipertensos. Além disso, o posto conta com grupos de fisioterapia as terças e quintas, destinado a pacientes com encaminhamento médico. O diretor informou ainda que os atendimentos não foram interrompidos por ocasião das obras de reforma.

De acordo com a Secretária de Saúde, Vanessa Vidal, é importante que os postos de saúde do município estejam bem equipados e com estruturas físicas adequadas para atender a população. “O Prefeito Cláudio Chumbinho, vem dando uma atenção muito grande para os postos de saúde do município, tanto no que se refere à reestruturação, quanto à construção de novas unidades. A Unidade de Saúde da Família é a porta de entrada prioritária no sistema de saúde municipal, que vem provocando um importante movimento de reorientação do modelo de atenção à saúde no SUS. Esse modelo tem produzido resultados positivos nos principais indicadores de saúde das populações assistidas. As equipes atuam com foco na prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde da população. É um modelo centrado no cuidado de um número definido de famílias, prestando assistência integral, permanente e de qualidade”, explicou.

A Subsecretária de Atenção Básica, Leylane Elias, explicou como se dá o atendimento na unidade. “O atendimento inicial é com o clínico-geral, ele é o profissional mais indicado para fazer o primeiro diagnóstico. Cabe a ele examinar o paciente e, se necessário, encaminhar para tratamento com o médico especialista. É ele também quem pode solicitar exames complementares e, dependendo do caso, realizar consultas e procedimentos em domicílio”, disse. Já para os casos mais graves, urgências e emergências, a Subsecretária informou que o paciente deve se encaminhar diretamente ao Pronto-Socorro municipal. “Lá é onde estão disponíveis os recursos adequados para esses tipos de atendimentos. O posto de saúde do bairro tem foco na prevenção e no cuidado”, ressaltou.

Créditos à ascom PMSPA

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem