Búzios se reúne com São Pedro da Aldeia para resolver problema do Una

Na reunião foi elaborado um documento que será encaminhado ao Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João
Aconteceu nesta terça-feira (18/06) uma reunião na Prefeitura de São Pedro da Aldeia com representantes do governo  e da sociedade de Armação dos Búzios, formada pelo vice-prefeito, Carlos Aberto Muniz, o presidente da Câmara, Leandro Pereira, o vice-presidente da Câmara, Felipe Lopes, representantes da sociedade civil, dentre outros, com o prefeito aldeense e presidente do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, Cláudio Chumbinho. Foi abordado a transposição dos efluentes das estações de tratamento das ETEs de São Pedro da Aldeia e Iguaba Grande.

Um dos temas mais relevantes apresentados foi que os dois rios que irão receber os efluentes, Flexeira e Papicu, não se ligam fisicamente ao Rio Una. A reunião resultou na elaboração de um documento que será encaminhado ao Comitê de Bacias Hidrográficas Lagos São João.

Dentre os itens inseridos no documento estão à transformação das Estações de Tratamento (ETEs) de São José e Jardim Esperança em terciárias; o monitoramento em tempo real do funcionamento das ETEs da Região dos Lagos; aditivo ao contrato de concessão da Prolagos permitindo a captação de recursos federais e estaduais; a realização de estudos ambientais e audiências públicas antes da desativação da ETE da Praia do Siqueira; educação ambiental dos estudantes da rede pública explicando o processo de transposição; reunião com os Ministérios Públicos Estadual e Federal sobre as questões legais da transposição e a visita às áreas onde desaguarão os efluentes da transposição.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de São Pedro da Aldeia, Adriana Saad, essa visita acontecerá na próxima segunda-feira (24/06), com os representantes da Comissão de Búzios. Com isso, a audiência pública que aconteceria no dia 26 foi transferida para o mês de julho, ainda sem data definida.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem