São Pedro da Aldeia ganhará um Parque Natural, primeira Unidade de Conservação municipal. Saiba mais sobre o projeto.

A cidade de São Pedro da Aldeia dará um grande passo em favor da preservação de sua biodiversidade que já foi tão devastada e do turismo. A notícia da criação de uma Unidade de Conservação Municipal foi divulgada no dia 25/04 pelo Secretário Estadual do Ambiente, Carlos Minc, durante a abertura do IX Encontro da Associação Nacional de Autoridades Municipais do Meio Ambiente (Anamma) que aconteceu no Teatro Municipal Átila Costa na cidade. Na tarde do dia 30/04, o prefeito Cláudio Chumbinho e os secretários do Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad e de Turismo, Sérgio Melo, discutiram a criação do Parque Natural.

A área total do Parque Natural de São Pedro da Aldeia aproxima-se de 800 mil metros quadrados. No local, além da unidade de conservação que abrangerá os morros do Milagre e do Frade, serão construídos um espaço para eventos com restaurante, quiosque, bar, lanchonete e estacionamento e também uma área para a prática de esportes radicais com 7 a 11 modalidades como supercross, bicicross, montain bike, corrida de aventura, tirolesa, arvorismo, montanhismo, trilha e caminhada ecológica na primeira etapa do projeto. A segunda etapa prevê a implantação de outros esportes radicais, como a escalada, rapel, paint ball, ralf pipe e pista para skate, patins e bicicleta.

“Com a criação dessa área de esportes radicais, vamos aproveitar as pedreiras desativadas e toda a área do entorno. Vamos explorar toda essa área com atividades ecológicas, educação ambiental, visitação pública e geração de empregos verdes”, garantiu a Secretária do Ambiente, Lagoa e Pesca, Adriana Saad.

No dia 30 de maio, como parte do processo de criação do Parque, será realizada uma consulta pública na Câmara Municipal a fim de apresentar o projeto à população. A unidade terá seu decreto assinado pelo Prefeito Cláudio Chumbinho no dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. Segundo o Prefeito, a construção da Unidade de Conservação Ambiental vai colocar o município em um novo patamar no que se refere à área ambiental e de turismo ecológico. “Nosso objetivo é, cada vez mais, aproveitar a vocação natural do nosso município, sempre com responsabilidade ambiental, promovendo a qualidade de vida, gerando empregos e contribuindo para a preservação do meio ambiente”, disse.

Créditos ao Diário Aldeense

Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem